Natalia Timerman

Natalia Timerman aborda dor e luto em 'As pequenas chances'

Renato Parada/Divulgação

A escritora Natalia Timerman lança o livro “As pequenas chances” (Todavia), nesta quinta-feira (14/9), às 19h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 313, Savassi). Medicina e literatura convergem mais uma vez sob a escrita da autora, que também é psiquiatra, mestra em psicologia e doutoranda em literatura.
 
 
Neste novo romance, a narradora Natalia revive os últimos momentos de seu pai, o médico Artur, no hospital, e as memórias do luto, entrelaçando emoções da dor individual com as dores coletivas ligadas às perdas.
 
Lançado no início de agosto, o livro chega depois de “Copo vazio” (Todavia, 2021), cuja protagonista sofre com o “ghosting”, desaparecimento sem explicações da pessoa com quem se relacionava.
 
A ideia de “As pequenas chances” surgiu enquanto Natalia Timerman tomava banho. “É um momento, pra mim, em que as ideias fluem. E me veio o ímpeto de ligar para o médico de cuidados paliativos do meu pai (que morreu em 2019), com quem eu falava com muita frequência naqueles últimos tempos. Pensei: que sentimento estranho, o paciente não existe mais. Então percebi que aí havia a semente de uma história... Não havia mais nada a fazer depois da morte dele, mas o que eu poderia fazer era escrever”, contou a autora ao  caderno Pensar, do Estado de Minas.