O violinista, cantor, tecladista e compositor Marcus Viana se apresenta neste domingo (24/9), às 17h30, na Praça Sete, acompanhado da Transfônica Orkestra e do Grupo Sagrado Coração da Terra. O artista mineiro contará a história da música de BH desde a década de 1930 até os dias de hoje, passando pelo Clube da Esquina. Viana promete ainda tocar uma composição autoral inédita. O evento faz parte da programação do Festival Cine+10, que começa nesta sexta-feira (22/9).
O músico adianta que além de revisitar a música da cidade, falará para a plateia sobre Minas, Belo Horizonte e a própria Praça Sete. “É um lugar de passagem, mas que foi querido pelas gerações antigas, quando a cidade era mais humana. Meu pai, Sebastião Viana, falava que BH era formidável e quem a visitava se apaixonava. Era um jardim vivo, com a Avenida Afonso Pena cheia de alamedas. Tenho um carinho muito grande pela Praça Sete, porque ele tomava cafezinho todos os dias no Café Pérola.”
Palco de óperas
Viana vai começar o show por uma abertura sinfônica. “Estarei ao lado da Transfônica Orkestra, o grupo com o qual faço minhas trilhas sonoras. É um conjunto meio sinfônico, com tímpano, cordas. Misturo isso com o convencional (guitarra, baixo, teclados, baixo e bateria) para realizar um repertório diferente. Darei uma pincelada na música em BH desde 1930 até os nossos dias. Lembro que o Cine Brasil, inaugurado em 1932, antes de virar cinema, era palco de óperas.”
O artista explica que como estará no palco com o Sagrado e a Transfônica, vai misturar suas trilhas sonoras em um contexto programático, iniciando o show com “Um novo século”, tema de abertura da minissérie global “Chiquinha Gonzaga”.
“Em seguida, farei 'Teu lindo olhar', valsa de meu pai composta em 1930, para mostrar como era a música em BH nos anos 1930 e 1940. Será um show inédito, tocado em um lugar onde nunca toquei e que talvez nunca toque mais, ou seja, em plena Praça Sete, com cadeiras distribuídas pela avenida. Convidei também o grupo Les Vianas para cantar 'Teu lindo olhar''”.
Viana tocará o tango que fez para a novela da Rede Manchete, “Kananga do Japão”, porque o gênero também faz parte da história de BH.
“Assim vou dando uma volta no passado, chegando até ao Clube da Esquina. Farei 'Travessia' (Milton Nascimento e Fernando Brant) de uma maneira diferente; em 'Vento de maio' (Telo Borges e Márcio Borges), quem vai cantar comigo é Bárbara Barcelos.”
Com Sérgio Pererê, Marcus Viana fará “Amor de índio”, seguida por “Sal da terra”, canções de Beto Guedes e Ronaldo Bastos. “Mostrarei para a plateia como era o rock progressivo dos anos 1970 e 1980, fazendo aquela textura que mistura o clássico, o psicodélico, o surreal e, de repente,a mineiridade, encerrando com 'Paula e Bebeto' (Milton Nascimento e Caetano Veloso)”.
“MARCUS VIANA, TRANSFÔNICA ORKESTRA E SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA”
Neste domingo (24/9), às 17h30, na Praça Sete, Centro de BH. Evento gratuito
OUTRAS ATRAÇÕES DO CINE + 10
• COMÉDIAS AO AR LIVRE
O Festival Cine + 10, que acontece no entorno da Praça Sete, no Centro, para celebrar os 10 anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec, terá programação gratuita desta sexta-feira (22/9) a domingo (24/9). Além de música, o evento conta com circo, teatro, cinema, arte urbana, exposição interativa e tour histórico e arquitetônico. Hoje, às 12h, no Palco Carijós, tem a comédia “Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso”, com Carlos Nunes. O sucesso “Acredite, um espírito baixou em mim”, com Ilvio Amaral e Maurício Canguçu (sábado, às 12h), e “Guara-pa-rir”, com Kayete e Guilherme Oliveira (domingo, às 12h), também serão apresentados.
• CINEMA EM FOCO
A mostra "Década em foco" traz filmes produzidos entre 2013 e 2023 em sessões comentadas por especialistas. Neste sábado (23/9), haverá exibição de “Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson (14h30); “Interstellar”, de Christopher Nolan (17h); e “Noite passada em Soho”, de Edgar Wright (20h10). No domingo (24/9), serão exibidos “Dois irmãos”, de Dan Scanlon (10h), em sessão especial para acolher crianças com autismo ou com distúrbios sensoriais; “Era uma vez em… Hollywood”, de Quentin Tarantino (14h); “No coração do mundo”, de Gabriel Martins e Maurílio Martins (17h); e “1917”, de Sam Mendes (19h45). Retirada de ingressos uma hora antes da sessão na bilheteria do Cine Theatro Brasil Vallourec.
Com curadoria do Guaja.cc, coletivo de economia criativa de Beagá que também comemora uma década de existência, 30 marcas de empreendedores e artistas locais (10 por dia) expõem trabalhos em formato de loja temporária, ao ar livre, na Praça Sete. A programação completa do festival está disponível em www.festivalcinemaisdez.com.br.