Entre 1920 e 1950 – não se sabe a data ao certo –, o crítico britânico Cyril W. Beaumont cunhou o termo “Hamlet da dança” para se referir a “Giselle”, balé dos franceses Jean Coralli e Jules Perrot baseado em libreto do escritor e poeta Théophile Gautier.
A coreografia, cuja estreia ocorreu em 1841, na França, será apresentada no Sesc Palladium, nesta sexta e sábado (29 e 30/9), pelo corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Não é a primeira vez que a companhia dança “Giselle”. A primeira montagem ocorreu em 1951. “Agora estamos com nova versão. Baseada na obra tradicional, ela acompanha a evolução dos tempos, tanto a evolução técnica quanto artística dos bailarinos”, destaca Hélio Bejani, diretor-geral do espetáculo.
Paixão e morte
É uma história romântica. Giselle, camponesa pobre, encanta o Conde Albrecht com sua beleza. O abismo social entre os dois impede o nobre de cortejar a moça. Contrariado, ele se disfarça de camponês para flertar com ela.
Não demora muito para a camponesa corresponder ao galanteio do conde, que lhe promete amor eterno. Albrecht mente, pois está noivo de outra pessoa. Quando a garota descobre, decider morrer.
Giselle se torna “willi”, espírito de uma virgem que morreu antes de se casar. Para se vingar, essas criaturas fazem os homens dançarem até a morte.
Arrependido e se sentindo culpado, Albrecht vai ao túmulo da moça. Mas a rainha das willis já ordenou a Giselle que dance com o conde até que ele morra. Entretanto, ela desobedece e ajuda Albrecht a permanecer vivo.
“Uma de nossas preocupações foi com as expressões dos bailarinos”, explica Hélio Bejani. “A gente enfatizou a interpretação para fazer o público compreender a história e se comover com ela”, conclui o diretor
“GISELLE”
Com Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Concepção e adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira. Nesta sexta-feira (29/9) e sábado (30/9), às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Inteira: R$ 150 (plateia 1), R$ 125 (plateia 2) e R$ 75 (plateia 3), com meia-entrada na forma da lei. À venda na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla. Informações: (31) 3270-8100.
UM GIRO PELOS PALCOS DE BH
• SOLO EM FOCO
Mostra de trabalhos de artistas que fizeram residência artística no projeto com curadoria de Ludmilla Ramalho e Gui Augusto. Participam a performer Bárbara Macedo, a cantora Déa Trancoso, a atriz Eduarda Fernandes, a coreógrafa Gardênia Coleto, a dançarina Margot, a artista plástica Sarah Coeli e a artista Letícia Leiva. Sábado (30/9) e domingo (1/10), das 19h às 21h, na Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
• CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES
Coreografias inspiradas no Vale do Jequitinhonha. Nesta sexta (29/9) e sábado (30/9), às 18h e às 20h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
• “RIOBALDO”
O ator Gilson de Barros apresenta “Riobaldo”, a primeira peça de sua “Trilogia Grande sertão: Veredas”. O jagunço protagonista do romance de Guimarães Rosa relembra os amores de sua vida: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Nesta sexta (29/90) e sábado (30/9), às 20h, e domingo (1/10), às 19h30, no Teatro João Ceschiatti (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).
• MURILO COUTO
Humorista do programa “The noite” (SBT/Alterosa) apresenta stand up no domingo (1/10), às 19h, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete, Centro). Inteira: R$ 70, R$ 80 e R$ 90, com meia-entrada na forma da lei. Vendas na plataforma Eventim.
• MAMA ÁFRICA
Contação de histórias com Anna Lirah, Madu Costa, Rosana Mont’Alverne e Sandra Lane. Apresentações do percussionista Babu Xavier e do bailarino Evandro Passos. Sábado (30/9), às 14h, no Teatro Santo Agostinho (Rua dos Aimorés, 2.679, Lourdes). Entrada franca, com retirada de ingressos na plataforma Sympla.