Abracadabra

O filme recebeu uma sequência em 2022

Reprodução

O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado nesta terça-feira em vários países. Tradicionalmente dos Estados Unidos, a festa norte-americana tem algumas teorias sobre sua origem. Uma delas, de origem pagã, sugere que a festa surgiu a partir de uma celebração celta com o objetivo de homenagear os mortos. Outra, de origem católica, se refere a uma tradição criada pelo Papa Bonifácio IV, que transformou um templo romano em templo cristão.

Independente de sua origem, atualmente, a data é sinônimo de comemorações e fantasias, mas não tem muito a ver com abóboras ou a famosa frase “Gostosuras ou travessuras”. Pensando nisso, o Estado de Minas reuniu cinco filmes que abordam a temática e que se passam na data, desde animações até ao gênero de terror. Confira:

Abracadabra (1993)

Abracadabra (1993) é um filme de comédia para toda a família que se passa na cidade de Salem, famosa pelo grande julgamento das bruxas que ocorreu no local em agosto de 1692. O desavisado Max Dennison (Omri Katz) acende uma vela negra que traz as três irmãs bruxas Winifred (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker) de volta à vida após 300 anos de banimento pela prática de feitiçaria. Agora, Max, Allisson (Vinessa Shaw) e Dani (Thora Birch), com a ajuda de um gato preto falante, precisam impedir as bruxas de alcançar a imortalidade.

Abracadabra 2, sequência do clássico de Halloween, foi lançado em 2022 e traz as três irmãs para uma nova aventura em Salem, dessa vez por duas jovens: Becca (Whitney Peak) e Izzy (Belissa Escobedo).
Abracadabra

O filme recebeu uma sequência em 2022

Reprodução
 

Estranho mundo de Jack (1993)

Na animação de fantasia somos apresentados ao Rei do Halloween, Jack Esqueleto, que, entediado com sua rotina de sustos e traquinagens, descobre um portal para a terra do Natal. Encantado com a temática natalina que lhe era totalmente desconhecida, Jack decide tomar o lugar do Papai Noel e levar alegria para as crianças, mas entregando caos e pesadelos no caminho da autodescoberta.
Jack Esqueleto vestido de Papai Noel

O personagem principal tenta tomar o lugar do Papai Noel

Reprodução
 

Contos do Dia das Bruxas (2007)

Estrelado por Dylan Baker, Rochelle Aytes, Anna Paquin  e Brian Cox, o longa de terror é uma coletânea de cinco histórias que se passam na noite de Halloween. Uma pessoa vestida de espantalho está à solta cometendo assassinatos violentos, e todas as vítimas estão interligadas por um elemento incomum: não respeitaram as tradições do Dia das Bruxas.
Foto da capa do filme 'Contos dos dias das bruxas'

O longa mostra várias histórias de horror interligadas

Reprodução
 

Donnie Darko (2001)

O filme mistura ficção científica, suspense e terror para contar a história de Donald "Donnie" Darko  (Jake Gyllenhaal), um jovem introspectivo que tem visões de um coelho monstruoso, chamado Frank, que o incita a fazer brincadeiras humilhantes com seus colegas de escola. Em determinado momento, o coelho avisa Donnie que o mundo irá acabar dentro de um mês. Apesar de não acreditar no início, estranhos acontecimentos mostram que a profecia pode ter um fundo de verdade.
Divulgação do filme Donnie Darko

Donnie Darko foi aclamado pelo público quando lançado, em 2001

Reprodução
 

Halloween (1978)

O primeiro de muitos filmes de terror inspirados por Psycho (1960), de Alfred Hitchcock, Halloween conta a história de um menino de seis anos, Michael Myers (Will Sandin/ Nick Castle/Tony Moran), que assassina sua própria irmã a facadas na noite de dia das bruxas de 1963. Após 15 anos internado em um hospital psiquiátrico, ele escapa e retorna à sua cidade natal para seguir com seu ímpeto por matar.
Filme Halloween

Halloween foi inspiração de diversos filmes de terror lançados depois dele

Reprodução