O tradicional pão de queijo mineiro foi eleito a terceira melhor comida de café da manhã do mundo segundo a enciclopédia gastronômica Taste Atlas, em ranking publicado no último mês.
Em primeiro lugar, a enciclopédia gastronômica Taste Atlas selecionou o komplet lepinja, um prato típico da Sérvia composto por um pão servido com creme e ovo. Em seguida ficou o roti canai, da Malásia, feito com uma fina massa folheada semelhante a uma panqueca, servida geralmente com manteiga ghee.
- Culinária brasileira: 'Falta de reconhecimento, não de mérito', diz chef
Leia Mais
Picanha e Pão de queijo perdem para churrasco argentino em rankingDia do pão de queijo: redes sociais lembram 'soberania mineira' na receitaDia do Pão de Queijo: para você, onde tem o pão de queijo perfeito?Dia do Pão de Queijo: Descubra jeitos diferentes de comer o quitute mineiroDia do pão de queijo: qual a origem da data?'Café alterou curso da História e fomentou ideias do iluminismo e do capitalismo', diz pesquisadorBarista vencedor do Campeonato Mundial investe em cafés brasileirosQuem foi Melitta Bentz, a mulher que inventou o filtro de café e revolucionou indústria como empresáriaFestival celebra a cozinha do interior de Minas em Conceição do Mato Dentro10 restaurantes que estão aceitando reservas para o Dia das Mães Salada de frutas de bolso: frutas desidratadas são opção de lanche práticoQuais são os países com as melhores cozinhas do mundo?Segundo a enciclopédia, o pão de queijo tem origem na culinária dos escravos africanos, "quando estes passaram a utilizar o resíduo da mandioca. Um pó branco fino, ou goma, era enrolado em bolas e assado."
"Na época, o queijo não era adicionado, e se tratava apenas de amido assado, mas ao final do século 19, com o fim da escravidão, outros alimentos foram ficando disponíveis pela primeira vez aos brasileiros de descendência africana. No estado de Minas Gerais, centro dos laticínios do Brasil, queijo e leite passaram a ser adicionados à farinha, e o pão de queijo foi criado", conclui.