Espaço com foco em churrasco texano, serve carnes defumadas e assadas na lenha
- Cervejaria Fillys/Reprodução
GUIA DO CASTELO
Onde comer no Castelo? Listamos estabelecimentos que você tem que conhecer
Entre restaurantes refinados, tradicionais, opções novas e já antigas, muitas opções gastronômicas agitam a vida noturna do bairro Castelo. Confira a lista
Por
Ana Clara Parreiras*
15/06/2023 09:00 - Atualizado em 16/06/2023 14:00
Picanha suculenta com queijo, feijoada com samba aos domingos e estufa com tira-gostos compõem algumas das opções gastronômicas do Bairro Castelo, localizado na Região de Pampulha, em Belo Horizonte. Com novas propostas e opções, a região vem ganhando a atenção dos belo-horizontinos que gostam de gastronomia, boas bebidas e espaços legais.
Valorizado por ser próximo à Lagoa de Pampulha, um dos principais cartões-postais da capital mineira, o bairro conta com antigos e novos espaços gastronômicos que movimentam as ruas.
O Estado de Minas selecionou 12 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, pizzaria e confeitaria, que você não pode deixar de conhecer. Confira a lista abaixo!
Bar do Juveninha
Para o bom mineiro “todo dia é dia”, não é? Esse é o clima do Bar do Juveninha, que fica lotado de segunda a sábado. Devido ao atendimento de primeira e excelente qualidade das porções, o estabelecimento segue no mesmo endereço há 15 anos com diversos clientes fidelizados.
No cardápio, há diferentes opções: porções de peixes, como a de tilápia com cebola empanada, e de carnes, como o contrafilé com fritas e o fígado com cebola e jiló. Outro destaque da casa são as batatas fritas caseiras.
Endereço: Rua Castelo da Beira, 262
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h à 1h
É fã de pizza e quer sair dos tradicionais sabores? Neste charmoso estabelecimento, você encontra a autêntica pizza italiana, preparada e temperada pelo chef Marcus Vinicius.
Além da massa caseira, um diferencial da pizzaria são os sabores únicos e criativos disponíveis no cardápio, como: Parma com jabuticaba (molho de tomate, muçarela de búfala, parma italiano, grana padano e geleia de jabuticaba) e a Cornbacon (molho de tomate, muçarela, milho, bacon artesanal e barbecue de goiabada mineira).
Endereço: Avenida Altamiro Avelino Soares, 655
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h à 23h30
Para quem procura um lugar com muitas opções de bebidas, este bar no estilo americano é uma boa escolha! Há no cardápio do estabelecimento opções de vinhos, cervejas artesanais, espumantes, destilado, drink e 23 torneiras de chope.
Para comer, o foco é o churrasco texano, ou seja, carnes defumadas e assadas na lenha por longas horas, garantindo um sabor incrível. Há também opções de aperitivos, acompanhamentos e comida para crianças. Todos os pratos do bar são servidos com o tradicional molho barbecue da casa.
Novo no bairro, o espaço chega com uma proposta diferenciada para os amantes do churrasco tradicional. O estabelecimento funciona como loja física e virtual de churrasqueiras e bar aos finais de semana.
O ambiente amplo, bem decorado e com música ao vivo se torna ideal para reunir com a família e os amigos. Os pedidos são feitos pelo aplicativo exclusivo, onde o cliente escolhe o corte e o ponto da carne (picanha, denver, ancho, chorizo, fraldinha e muito mais), acompanha todo o processo até chegar à mesa e realiza o pagamento pelo próprio aplicativo.
Endereço: Avenida Miguel Perrela, 130
Horário de funcionamento: sexta: noite; sábado: tarde; domingo: almoço
Bar e restaurante grill, o espaço atende todos os públicos e possui um ótimo espaço para confraternizações e encontros familiares. Carnes na brasa e petiscos, acompanhados por cervejas geladas são a base do cardápio do estabelecimento.
O prato principal de casa é a Picanha suculenta. O cliente pede a carne na gramatura e no ponto que desejar, a partir de 300g, seguidos por mais quatro acompanhamentos (fritas, cebola, feijão tropeiro com ovo e salada).
Dois em um, bar e restaurante. Com espaço ao ar livre, o local é ideal para ir em família, confraternizações e happy hours. Durante o dia, é servido o tradicional self-service, com muitas opções de frios e pratos quentes.
No período da noite, o espaço funciona como bar, com destaque para a cerveja que é servida sempre bem gelada. No cardápio, há opções de espetos, peixes e porções. O pedido mais desejado da casa é o combo Manoel (dois espetos de picanha, arroz, tropeiro, fritas e vinagrete), que serve duas pessoas.
Procura por comida mineira num ambiente elegante e rústico? Achou! O bar e restaurante possui um cardápio variado, com diferentes opções de carnes grelhadas, frutos do mar, massas, churrasco, saladas e drinques diversos.
O espaço realiza Cozinha Show duas vezes por mês, sempre às quintas-feiras, com chefs renomados. O pedido carro-chefe é o Porquim de Minas (copa lombo suíno ao molho de ervas finas, acompanhado de batatas rústicas e farofa mineira), prato que participou do concurso Comida di Buteco 2023.
Rodízio de carnes, drinques especiais e música ao vivo? Tudo isso e muito mais compõem o cardápio do estabelecimento durante a noite, que também trabalha com self-service durante o dia para almoço.
Famoso nas redes sociais, o restaurante conta com pratos a la carte, porções, drinques e cerveja gelada. Os pratos são caprichados e as apresentações nobres chamam a atenção dos clientes. Entre eles, o Girassol com picanha (500g de picanha com mandioca na manteiga de garrafa e queijo).
Espaço arejado, pet friendly, clima divertido e feijoada aos domingos com samba dão o charme do bar. O lugar conta com petiscos, pratos diversos, mais de 10 torneiras de cervejas artesanais e drinques elaborados. O atendimento é no esquema pague e pegue.
Entre os pedidos mais vendidos da casa, está o bolinho de torresmo, crocante da barriga do porco acompanhado pelo molho verde da casa, que tem certa refrescância devido à hortelã utilizada no preparo. Outra boa pedida é a asa de frango recheada de bacon e acompanhada de uma geleia de pimenta artesanal da casa.
A mais nova estufa do bairro chega junto ao novo bar. Com o objetivo de alegrar o bom mineiro que gosta de beber uma ‘cervejinha’ e comer um tira-gosto no boteco, o novo estabelecimento traz um cardápio com muitas opções e sabores.
Almôndega recheada, moela, pé de porco, pescoço de peru, joelho de porco, salsicha no molho, carne cozinha e muito mais fazem parte da estufa do bar. Há também opção de almoço, como: prato executivo (arroz, feijão, salada, purê ou batata e o bife a ser escolhido de porco, boi ou frango) ou o prato do dia.
Que tal jantar na Itália sem sair de BH? O estabelecimento é uma boa opção para quem gosta de vinhos, gastronomia e música boa! Dividido em dois ambientes, tem o salão principal, onde há uma belíssima adega com mais de 60 rótulos do velho e do novo mundo, organizados por nacionalidade, e o bistrô, charmoso e romântico, perfeito para receber casais.
Para comer, o cardápio conta com massas, risotos, carnes nobres, aves, peixes e frutos do mar. O destaque vai para o menu do chef: Nhoque Positano (nhoque de batata com camarões, cubos de abobrinha italiana e tomatinhos).
Um docinho tem sempre o seu lugar, não é mesmo? Mesmo os gringos! Para os amantes de donuts e cookies, chegou ao bairro uma loja colorida e divertida da American Day Donuts & Cookies.
Entre os sabores, há opções para os mais conservadores, como o Chocolatudo (massa de donut americana coberta com chocolate belga ao leite e fios de chocolate belga branco). Para os aventureiros, o Frutas Vermelhas (massa de donut americana coberto com chocolate branco e recheio cremoso de frutas vermelhas).