O aplicativo de contratação de serviços GetNinjas registou aumento de 51,8% nas buscas por cozinheiros em maio em comparação com abril, em Minas Gerais. Essa categoria abrange profissionais que são contratados para cozinhar nas casas das pessoas e não para demandas de eventos e confraternizações.
Para entender o papel da função nas casas das pessoas, o Estado de Minas conversou com o chef Jefferson Gazaniga, que já trabalhou com serviço de cozinha para famílias. Ele acredita que o aumento pode ter ocorrido por vários motivos. Desde pela influência da pandemia em mostrar a importância da alimentação no dia a dia abrangendo até mesmo a questões de planejamento familiar, onde a presença de uma pessoa cozinhando em casa seja indispensável em razão dos horários dos integrantes da casa.
Lucas Arruda, diretor-financeiro do GetNinjas, considera que o ritmo acelerado da vida urbana faz com que as pessoas tenham de focar seus esforços para outras atividades que não as tarefas de casa. “A busca por serviços domésticos permite que elas se concentrem em outras atividades e responsabilidades, proporcionando mais conveniência e qualidade de vida”, diz o diretor.
Gazaniga reforça que o momento seria ideal para o setor de cozinheiros domésticos se unir e lutar por mais direitos e legalizações. “Se o serviço está crescendo, é preciso dividir as condições e estabelecer direitos diferentes entre as funções para casa, chefs profissionais e outros serviços domésticos”, disse o chef.