Desconsidere as regras. Beba onde e quando quiser. A marca de Belo Horizonte Like Wine entrou na onda de simplificar o consumo de espumantes. Há dois anos, produz a bebida borbulhante em lata. A ideia é mostrar que dá para brindar todo dia, em qualquer lugar e sem formalidades. Tudo isso sem perder qualidade, garantem as idealizadoras.
A Like Wine nasceu do encontro de duas entusiastas dos vinhos. Cassiana Schiavon é formada em direito e Maria Fernanda Gambogi vem da moda. Ambas com experiência em gestão e marketing e veia empreendedora. Quando se conheceram, eram donas de franquias da mesma empresa de segurança.
“Nós duas queríamos entregar para o mercado de vinhos algo diferente e inovador”, explica Cassiana.
“Nós duas queríamos entregar para o mercado de vinhos algo diferente e inovador”, explica Cassiana.
Dali em diante, as sócias saíram em busca de conhecimento. Fizeram cursos (Cassiana tem um diploma internacional) e viajaram para o Rio Grande do Sul, onde se concentra a produção brasileira de vinhos.
Em Guaporé, na Serra Gaúcha, fecharam uma parceria para o envase dos espumantes, que são fabricados com uvas cultivadas na região (chardonnay, pinot noir e moscatel).
Em Guaporé, na Serra Gaúcha, fecharam uma parceria para o envase dos espumantes, que são fabricados com uvas cultivadas na região (chardonnay, pinot noir e moscatel).
A marca se lançou no mercado com a linha “Let's go somewhere”, que convida para uma viagem pelo mundo. Cada rótulo funciona como um passaporte para conhecer uma cidade, que não necessariamente tem a ver com vinhos. Isso foi pensado justamente para reforçar a ideia de liberdade de tomar espumante onde quiser.
O Istambul é um espumante moscatel, com sabor levemente adocicado, que remete a mel e lichia. Muito conectado ao paladar brasileiro, que está acostumado a uma bebida mais doce.
Os outros dois seguem o estilo brut, ou seja, são mais secos: o rosé Tokyo (mistura de chardonnay e pinot noir) e o branco Ibiza (100% chardonnay). Enquanto o primeiro traz aromas naturais de frutas vermelhas, o segundo tem notas de frutas cítricas.
“Criamos produtos para as pessoas que estão adentrando no mundo do vinho. Elas costumam começar pelos doces, mas queremos que cheguem aos mais secos. Mesmo os nossos bruts são mais leves, então não agridem o paladar do brasileiro”, justifica.Os outros dois seguem o estilo brut, ou seja, são mais secos: o rosé Tokyo (mistura de chardonnay e pinot noir) e o branco Ibiza (100% chardonnay). Enquanto o primeiro traz aromas naturais de frutas vermelhas, o segundo tem notas de frutas cítricas.
Qualidade mantida
Mas espumante em lata? Isso pode ser bom? Essas perguntas são comuns, tanto que a resposta já está na ponta da língua para quebrar o preconceito. “A forma de envase não tem a ver com qualidade do produto”, diz Cassiana.
O processo é o mesmo da garrafa (elas optaram pelo método charmat, em que a segunda fermentação, programada para gerar as borbulhas, ocorre em tanques herméticos).
Fora isso, a lata tem uma película interna que impede a interação do vinho com o alumínio, o que preserva sua qualidade. As borbulhas são mantidas intactas. Ao abrir, você ouve o barulhinho do gás escapando, como se fosse uma lata de refrigerante ou cerveja.
Fora isso, a lata tem uma película interna que impede a interação do vinho com o alumínio, o que preserva sua qualidade. As borbulhas são mantidas intactas. Ao abrir, você ouve o barulhinho do gás escapando, como se fosse uma lata de refrigerante ou cerveja.
As sócias enxergam vantagens de beber espumante em lata, a começar pela facilidade de transportar a bebida, especialmente para lugares onde garrafas não são bem-vindas. A marca já tem, inclusive, pontos de vendas em clube, cinema e quadra de tênis de praia, fora supermercados e padarias.
Outro aspecto interessante é o fato de individualizar o consumo. Às vezes, a pessoa não está a fim ou não tem companhia para abrir uma garrafa inteira, seja em casa ou no bar.
No fim das contas, o que eles querem é mostrar que dá para beber espumante todo dia, em qualquer lugar e sem formalidades. Tradicionalmente, a bebida no Brasil está associada a momentos festivos (é a cara do réveillon), por isso seu consumo acaba sendo sazonal.
“A nossa maior missão é aumentar o consumo per capita de espumante no Brasil, sem sazonalidade. Já que somos um país tão festivo, por que não brindar todos os dias?”, aponta Cassiana.
“A nossa maior missão é aumentar o consumo per capita de espumante no Brasil, sem sazonalidade. Já que somos um país tão festivo, por que não brindar todos os dias?”, aponta Cassiana.
Serviço
Like Wine (@likewinebr)
(31) 98492-2628