A primeira sexta-feira do mês de agosto tem um sabor diferenciado. Isso porque é celebrado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Cerveja. A data, que esse ano se comemora no dia 04/08, foi criada nos Estados Unidos em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, por quatro amigos amantes da bebida alcoólica, entre eles o famoso cervejeiro Jesse Avshalomov. “É o dia para levantar o copo e brindar com os cervejeiros e garçons para celebrar a grandeza da cerveja!”, diz o website oficial da data.
Em comemoração a essa bebida tão amada pelos brasileiros, a sommelier de cerveja Fabiana Arreguy sugere dez rótulos produzidos em Minas Gerais. Confira:
ALBANOS D.O.C CATHARINA SOUR JABUTICABA
Da série “Da Origem ao Copo”, esta cerveja é fermentada com lactobacilos e por isso tem o gostinho azedo característico. A ela são acrescentadas jabuticabas maceradas, trazendo o sabor das frutas e a coloração rosada à cerveja. Produzida pela Cervejaria Albanos, de Nova Lima.
ARMADILLO ATTA
Esta American Red IPA foi ganhadora de medalha de ouro no concurso Brasil Beer Cup em 2022. Uma cerveja vermelha, bastante encorpada, com amargor dominante e teor alcóolico de quase 7% . É produzida pela Cervejaria Armadillo, da cidade de Corinto, no Cerrado Mineiro.
ASTÚCIA CACAU BOCK
A junção do Brasil com Alemanha acontece nesta cerveja que une um dos estilos mais tradicionais germânicos – Bock – com um ingrediente tropical que é o cacau. O resultado é uma cerveja caramelada, com sabor e aroma de chocolate, amargor equilibrado com o dulçor. Produzida pela Cervejaria Astúcia de Belo Horizonte.
BREEDOM SESSION IPA
Eleita a melhor Session IPA do Brasil em 2022 pela World Beer Cup, esta cerveja é um dos primeiros rótulos produzidos pela cervejaria mineira Breedom, de Nova Lima, que tem apenas um ano de existência. É uma cerveja leve, de teor alcoólico relativamente baixo (4,9%), com lupulagem marcante sem ser agressiva.
CARAÇA AMBER LAGER
Cerveja de coloração avermelhada e aroma/sabor de caramelo. Ao contrário do que possa parecer, não é uma cerveja doce, mas sim equilibrada com amargor exato para compensar a doçura dos maltes. Produzida pela Cervejaria Caraça, de Catas Altas
KRUG DRY STOUT
Um dos belos exemplares mineiros do estilo irlandês Dry Stout, é uma cerveja preta, com sabor e aroma de maltes torrados lembrando café, baixo teor alcóolico e corpo leve. Um cafezinho gelado em forma de cerveja. Produzida pela Krug Bier, de Nova Lima.
LIBERTASTES DEDIPROSA
Um estilo pouco produzido no Brasil, a Strong Scotch Ale da cervejaria Libertastes vem em pequena dose, envasada em uma garrafinha de 330 ml, em oposição ao teor alcóolico mais elevado (9,5%). Uma cerveja maltada, de corpo cheio, com notas amadeiradas vindas da passagem por barris de carvalho e de bálsamo. Uma pequena notável, ganhadora de medalha de prata no Brasil Beer Cup 2021 e no Concurso Brasileiro de Cervejas. Dediprosa é produzida pela Cervejaria Libertastes, de São João del Rei.
OUROPRETANA IPA MARACUJÁ
Uma deliciosa IPA que ganha polpa de maracujá como ingrediente, acrescentando mais uma camada de aroma e sabor aos lúpulos americanos que têm perfil de frutas cítricas e tropicais. Produzida pela Cervejaria Ouropretana, de Ouro Preto.
PRUSSIA CALMARIA
Mais do que uma cerveja, Calmaria é o encontro entre dois mundos: o da cerveja e o da cachaça. O rótulo é uma parceria da Cervejaria Prússia, de São Gonçalo do Rio Abaixo, com a Cachaçaria Nacional, resultando em uma bebida especial, em que se notam os sabores e aromas das duas bebidas ao mesmo tempo.
WIEN VIENNA LAGER
Outra cerveja mineira premiada, foi eleita a melhor Vienna Lager brasileira em 2020 no Concurso Brasileiro de Cervejas. Um estilo germânico muito particular, tem amargor seco em contraponto ao caramelado dos maltes que trazem notas de biscoito à cerveja. Produzida pela Cervejaria Jairo´s, da cidade de Betim
Aproveita a sexta-feira e já pega o copo lagoinha para poder brindar essa data com os amigos e dar início ao fim de semana.
Mas lembrem: beba com moderação e se beber não dirija.