O Ministério Público do Trabalho recebeu denúncia oferecida pelo Sinthoresp (Sindicato dos trabalhadores de hotéis, restaurantes e similares), a respeito da alta rotatividade de trabalhadores no McDonald?s, requerendo que sejam investigadas as causas e danos decorrentes.
A rotatividade de funcionários é a frequência com que colaboradores entram e saem de uma empresa.
A Constituição Federal garante o direito ao trabalho como direito social:
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Por meio de nota divulgada a imprensa, a empresa informou:
?Temos convicção do cumprimento da legislação, seguida pela companhia desde a abertura do seu primeiro restaurante brasileiro, há 37 anos. Em mais de três décadas de Brasil, a Arcos Dourados, maior franqueadora da marca McDonald?s no mundo, é uma das melhores empresas para se trabalhar no país e trata seus funcionários com ética e respeito. Tanto que suas práticas laborais são premiadas e reconhecidas por instituições respeitadas pelo mercado. Ao longo desses anos, a empresa já capacitou mais de 1,5 milhão de pessoas tanto para as funções operacionais, quanto para valores como trabalho em equipe, comunicação, liderança e hospitalidade. O investimento anual superior a R$40 milhões em treinamento possibilita que esses jovens tenham oportunidades de carreira e crescimento profissional e pessoal e rápido avanço salarial.“
De todo modo, é essencial para que as empresas consigam manter seus funcionários ou evitar que eles se sintam insatisfeitos com o emprego, o oferecimento de estímulos como um bom ambiente de trabalho, salário justo, plano de carreira, dentre outros.
Também é indispensável que o funcionário se comprometa com suas funções, entretanto, é sempre válido ressaltar que quem se sente valorizado trabalha mais e melhor, pois enxerga reais razões para continuar a laborar naquele lugar.
Por fim, reputamos necessária, como forma de coibir tal prática, a aplicação de sanção na forma de dano moral coletivo decorrente da conduta empresarial do McDonald’s.
.