OLÁ CARO AMIGO OABEIRO!!!
Tiraremos todas suas duvidas sobre como obter a isenção do pagamento de inscrição no Exame de Ordem.
Conforme temos visto no dia a dia, acompanhando os candidatos do Exame, muitos sabem da possibilidade de serem isentos do pagamento da inscrição, entretanto, poucos efetivamente estão cientes de como e quem pode obtê-la.
A taxa para fazer o exame é aproximadamente R$240,00. Um valor muito alto não é mesmo?!
De fato, o preço não é visto por muitos como acessível, o que infelizmente impossibilita alguns de prestar a prova, pois há outros gastos com preparação, material etc.
De acordo com último Edital liberado (XX Exame), os requisitos para a isenção são:
Vemos logo no primeiro ponto que referida isenção não é concedida a todos os candidatos, mas somente àqueles amparados pelo Decreto 6.593.
Para tanto, o candidato deve estar inscrito no CadÚnico bem como ser membro de família de baixa renda. Para cadastrar-se no CadÚnico, é necessário dirigir-se ou entrar em contato com a prefeitura de sua cidade. O responsável familiar deve estar portando os seguintes documentos:
- CPF e Carteira de Identidade de todos os membros da família
- Certidão de Nascimento/Casamento de todos os membros da família
- Documentos que comprovem a renda per capita e total da família
Após a conclusão do seu cadastro (que geralmente levará de 30 a 45 dias), você receberá o número de identificação social (NIS) e é com ele que, por meio do site da FGV, banca responsável pela elaboração do Exame, você poderá solicitar a isenção.
Após a solicitação, a banca efetuará a verificação dos dados por meio do Órgão Gestor do CadÚnico e, atendidos os requisitos aqui elencados, a isenção será confirmada na página de acompanhamento no próprio site.