A população brasileira, desde a constituição do Brasil como nação, é formada por diferentes grupos étnicos. A diversidade, portanto, está na essência do nosso povo. No entanto, ao longo da história, as desigualdades impediram que essas vozes pudessem se expressar e tivessem os direitos sociais, políticos e econômicos garantidos. O Estado de Minas pretende estabelecer esse diálogo no DiversEM, espaço dedicado a contribuir para uma cobertura mais plural e diversa.
Além de se dedicar a reportagens que dão voz a diversos grupos sociais, a equipe do DiversEM contará com um time de colunistas que trará reflexões plurais, a partir de diferentes pontos de vistas. Queremos construir um espaço de múltiplas vozes, que partam de corpos, lugares e experiências múltiplas.
"Iniciativas como a criação do Núcleo de Diversidade ajudam a dar visibilidade a setores expressivos da sociedade brasileira que, historicamente, eram tratados com descaso, preconceito ou simplesmente ignorados", afirma Carlos Marcelo, diretor de redação do EM.
Leia Mais
Influenciadores explicam a sigla LGBTQIA+ e suas lutas: veja vídeoFim da violência transfóbica: parlamentares lançam Frente Transpolítica Nove séries com temática LGBTQIA+ para maratonarIlhas de Acolhimento: conheça essa ferramenta poderosa de inclusãoComo você trata pessoas que não fazem parte da sua bolha?''Aquela porca gorda'': qual a sua forma de desumanizar mulheres gordas?Sobre cânone, gênero e salas de aulaE eu não sou uma mulher? A bestialização da mulher gorda COVID-19: moradores do Quilombo do Açude recebem segunda dose da vacinaCongresso Nacional recebe as cores do movimento LGBTQIA+Vale destacar, porém, que o DiversEM não pretende criar caixinhas, mas ampliar os horizontes e estabelecer diálogo. O ponto de partida sempre será a diversidade. Para isso, convidamos nossos colunistas para escrever a respeito dessa palavra. Os textos serão publicados ao longo desta semana. Também criamos o Podcast DiversEM para tratar de temas da atualidade em uma conversa descontraída com nosso time de colunistas.
Arthur Bugre é um homem negro, disléxico e transgênero (ele/dele). Natural de Belo Horizonte, tem carreira no jornalismo e no ativismo. É palestrante sobre diversidade e inclusão e também ativista das causas negras e trans. Recentemente participou como palestrante no OpenMinc/Tedx Belo Horizonte.
Do campo da literatura, Jéssica Balbino escreve sobre corpos dissidentes. Jornalista e mestre em comunicação, é criadora e editora do Margens, projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita. Curadora de eventos literários em todo país.
Da academia, teremos a contribuição do pesquisador e professor Cristiano Rodrigues, doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cristiano desenvolve pesquisas sobre perspectivas comparadas a Afrolatino-América, representação e participação política de minorias na América Latina, teoria política contemporânea.
Mulher, educadora e feminista, Sílvia Michelle nos trará reflexões a partir dos feminismos. Professora universitária, pesquisa literatura, poesia, diversidade e estudos de gênero. Os estudos também vão em direção à poesia contemporânea, principalmente aquela produzida por mulheres.
Projeto DiversEM
O Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas, DiversEM, será coordenado por Márcia Maria Cruz, repórter do jornal desde 2007. Márcia é doutora em ciência política e mestre em comunicação social pela UFMG. Atualmente, integra o Coletivo Lena Santos e foi uma das organizadoras do 1º Congresso Nacional de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos.
Coordenou o curso de jornalismo na Una e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e na Faculdade Promove. Presidiu a organização não governamental Oficina de Imagens. É autora do livro “Morro do Papagaio”, que faz parte da coleção “BH. A cidade de cada um”.
Integrou o International Visitor Leadership Program em Media literacy nos EUA em 2018. Vencedora dos Prêmios Sbim de Jornalismo em Saúde, e co-vencedora dos prêmios Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins e Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público.
Confira a agenda das colunas semanais
- Segunda-feira: Coluna DiversaEM com agenda
- Terça-feira: Sílvia Michelle
- Quarta-feira: Jéssica Balbino
- Quinta-feira: Cristiano Rodrigues
- Sexta-feira: Artur Bugre