O prédio do Congresso Nacional ficou iluminado com as cores do arco-íris, nessa segunda, 28 de junho, quando se celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA%2b entre 19h e 21h. O ato marcou a abertura da 18ª edição do Seminário LGBTQIA do Congresso Nacional, promovido por várias comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Leia Mais
Influenciadores explicam a sigla LGBTQIA+ e suas lutas: veja vídeoDiversidade de vozes: conheça os colunistas do DiversEMNove séries com temática LGBTQIA+ para maratonarALMG aprova multa de R$ 45 mil a estabelecimento que discrimine LGBTQIA+Potência invisibilizada: movimento lésbico realiza mobilizações em BHCom evento BH Plural, capital ocupa o 2º lugar no ranking de bares LGBTQIA+Mesmo com decisão do STF, barreiras impedem a criminalização da LGBTQIFobiaO evento é uma realização das comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara dos Deputados; e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.
As parlamentares trans também lançaram, na manhã desta segunda, a Frente TransPolítica. O ato contou com a publicação de manifesto e de um vídeo nas redes sociais dessas parlamentares.
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA foi instituído em referência à revolta de Stonewall Inn, que ocorreu em 28 de julho de 1969. A comunidade deu uma resposta à violência da polícia dos Estados Unidos em bares de Nova Iorque.