Jornal Estado de Minas

PROFISSIONALIZAÇÃO

Trans-arte oferece cursos para pessoas trans de Juiz de Fora


A Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Casa da Mulher e a Círculo S/A, empresa de fabricação de produtos têxteis, oferece cursos profissionalizantes para a comunidade trans. A capacitação será na área de artesanato têxtil com oficinas de técnicas de tricô, crochê e bordado.  

O projeto, denominado “Trans-Arte”, será realizado na Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour, um centro de referência da Prefeitura de Juiz de Fora para proteção das mulheres vítimas de violência. 



Ao todo serão dez aulas ministradas pelo designer têxtil Mateus Moraes visando o empoderamento e valorização das pessoas trans, assim como oferecer uma forma de geração de renda para o público com a criação de peças de moda e decoração.

Fernanda Moura, coordenadora da Casa da Mulher, declarou que “Esta oficina é uma forma da comunidade trans aprender uma atividade que pode vir a ser uma fonte de renda, a dar a eles em determinado momento uma autonomia financeira. Um dos objetivos do curso é realizar uma exposição quando os trabalhos estiverem prontos, para efetuarmos as vendas das peças e dar este retorno às alunas e alunos”.

Atualmente as vagas são destinadas, exclusivamente, para pessoas que recebem atendimento ambulatorial no hospital universitário, mas o objetivo é ampliar o alcance do projeto.
 
*estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 

audima