A Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Casa da Mulher e a Círculo S/A, empresa de fabricação de produtos têxteis, oferece cursos profissionalizantes para a comunidade trans. A capacitação será na área de artesanato têxtil com oficinas de técnicas de tricô, crochê e bordado.
Ao todo serão dez aulas ministradas pelo designer têxtil Mateus Moraes visando o empoderamento e valorização das pessoas trans, assim como oferecer uma forma de geração de renda para o público com a criação de peças de moda e decoração.
Fernanda Moura, coordenadora da Casa da Mulher, declarou que “Esta oficina é uma forma da comunidade trans aprender uma atividade que pode vir a ser uma fonte de renda, a dar a eles em determinado momento uma autonomia financeira. Um dos objetivos do curso é realizar uma exposição quando os trabalhos estiverem prontos, para efetuarmos as vendas das peças e dar este retorno às alunas e alunos”.
Atualmente as vagas são destinadas, exclusivamente, para pessoas que recebem atendimento ambulatorial no hospital universitário, mas o objetivo é ampliar o alcance do projeto.
*estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz