Jornal Estado de Minas

LIVRO DOS RECORDES

Japonesas conquistam o título de gêmeas idênticas mais velhas do mundo

Umeno Sumiyama e Koume Kodama com seus certificados do Guinnes World Record (foto: Reprodução/Guinnes World Record)

As japonesas Umeno Sumiyama e Koume Kodama foram confirmadas como as gêmeas idênticas mais velhas do mundo, conforme o Guinnes World Records. As irmãs nasceram no dia 5 de novembro de 1913 em Shodoshima, uma ilha no sul do Japão a cerca de 660 km de Tóquio.





Com 107 anos e 300 dias de idade em 1º de setembro, as atuais detentoras do recorde superaram as antecessoras, Kin Narita e Gin Kanie, com 107 anos e 175 dias, que também eram japonesas. 

Segundo o Guinness World Records, as irmãs vivem separadas desde que terminaram o ensino fundamental. Koume deixou a ilha para trabalhar com o tio em outra cidade, enquanto Umeno permaneceu. Umeno se casou e constituiu família. Devido ao afastamento geográfico, elas não se encontraram com frequência ao longo dos anos. 
 

Aos 70 anos fizeram uma peregrinação budista e, na festa de 99 anos, Umeno chegou a brincar que elas pareciam mais jovens que as detentoras do recorde na época e que poderiam conquistar o título.





 
Umeno Sumiyama e Koume Kodama com seus certificados do Guinnes World Record (foto: Reprodução/Guinnes World Record)

Atualmente, Umeno e Koume vivem em lares de repouso distintos no Japão. Os certificados foram enviados pelos correios, devido à pandemia da COVID-19. Segundo o Guinness World Records, Umeno se emocionou ao receber o certificado. “Koume, cuja memória não é o que era, infelizmente não conseguiu compreender totalmente o significado de receber o certificado”.

O Japão também detém o recorde de homem mais velho do mundo,  Jiroemon Kimuro, que faleceu aos 116 em 12 de junho de 2013, e a mulher mais velha, Kane Tanaka, de 118 anos.

audima