Jornal Estado de Minas

TENSÃO

Homem branco vandaliza estátua em homenagem a George Floyd em Nova York


O monumento criado em homenagem póstuma a George Floyd foi depredado nesta segunda-feira (04/10) na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. À luz do dia, um homem branco jogou tinta cinza na estátua e fugiu depois da ação. A estátua foi inaugurada no dia 30 de setembro na praça Union Square. 





Câmeras de segurança do Departamento de Crimes de Ódio da Polícia de Nova York registraram o instante exato do vandalismo, captando, inclusive, o rosto do homem, que andava em seu skate pela praça. Após algumas voltas, o homem tirou um recipiente de sua mochila e jogou a tinta no busto em homenagem à Floyd, ex-segurança negro morto por um policial branco depois de ter o pescoço pressionado por mais de nove minutos.

O vídeo do ato foi divulgado nas redes sociais do departamento de crimes de Nova York:
 

O homem ainda não foi identificado, mas as autoridades locais já abriram investigações para compreender o caso e apontar suspeitos. Esta é a segunda vez que um monumento em memória a George Floyd sofre vandalismo. Na primeira depredação, um grupo neonazista organizou ataques à obra, jogando tinta preta e desenhando símbolos supremacistas brancos.

A estrutura atingida neste fim de semana faz parte de uma instalação que homenageia personalidades e nomes importantes da história negra nos Estados Unidos. Estão presentes bustos em memória de John Lewis, congressista defensor dos direitos civis dos negros e Breonna Taylor, mulher negra morta durante em operação policial nos Estados Unidos.
 
*estagiário sob a orientação de Márcia Maria Cruz 

audima