Jornal Estado de Minas

REPRESENTATIVIDADE

Exposição recria beijos icônicos em fotos com casais LGBTQIA

"Beijos icônicos" questiona a invisibilidade dos beijos LGBTQIA (foto: Reprodução - Google Arts and Culture)

Entrou para o acervo permanente do Museu da Diversidade Sexual (MDS) a exposição “Beijos Icônicos”, uma série de fotografias que recriam beijos famosos na história da cultura pop com casais LGBTQIA%2b. As recriação de cenas clássicas podem ser vistas no Google Arts and Culture.



Inicialmente concebidas como uma campanha para a Mercado Livre no mês do Orgulho LGBT, as fotos têm o objetivo de questionar porque os beijos mais famosos da história são heteros, seja no cinema, na fotografia ou nas artes visuais. O trabalho e sensibilidade do fotógrafo Rodrigo Maltchique resultou em 10 imagens carregadas de empoderamento.

Entre os beijos recriados estão o do casamento da Lady Diana com o príncipe Charles, na varanda do Palácio de Buckingham, a escultura “O beijo” do francês Auguste Rodin e a cena do beijo na chuva do filme “Diário de uma paixão”.

Além de questionar a invisibilidade dos beijos LGBTQIA , a exposição joga luz sobre a importância da representatividade, da ocupação dos espaços e manda um beijo para o preconceito ainda muito presente no Brasil.

A exposição virtual é uma realização do MDS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela “Amigxs da Arte” junto com a GUT São Paulo e pode ser acessada através das plataformas Google Arts and Culture e #CulturaEmCasa.

audima