A Comunidade Quilombola do Açude, localizada na Serra do Cipó, agora tem um representante na Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Santana do Riacho, na região central mineira. Flávio José dos Santos, o Mestre Cuta, é o novo Diretor de Cultura do município.
Leia Mais
Quilombo do Açude: candombe será realizado apenas para a família no dia 11COVID-19: moradores do Quilombo do Açude recebem segunda dose da vacinaConsciência negra: mudança em evento gera polêmica em Ribeirão das NevesCabelos crespos são coroas: negros afirmam identidades com fios naturaisMRV cria programa de trainee para pessoas negras em cargos de liderançaVeja os desafios do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Ouro PretoConheça a primeira mulher a se candidatar à presidência da OAB em MinasCipó Cultural: evento destaca a cultura e tradição negras da regiãoO Diretor de Cultura destaca como contente em assumir o cargo e poder contribuir com o cenário cultural da cidade. “É uma honra muito grande fazer parte da Secretaria de Cultura. É um trabalho que eu já vinha fazendo de forma voluntária dentro da Serra do Cipó e na região. Ter o reconhecimento e mais apoio para o trabalho é algo que o nosso povo quilombola precisa”, comenta Cuta.
No cargo, Cuta destaca que os trabalhos já foram iniciados e alguns objetivos propostos. “Estamos fazendo um diagnóstico cultural do município para avaliar tudo o que está sendo produzido de cultura, de culinária, gastronomia e artesanato dentro da cidade”.
Quilombolas vivem tanto na cidade de Santana do Riacho quanto na cidade de Jaboticatubas. Ele destaca como essa será uma das demandas em seu trabalho, para atender também essa população em ambas localidades.
VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO
Um dos principais objetivos é trazer mais visibilidade para o cenário cultural da região, incluindo a Comunidade Quilombola do Açude. Para ele, esse reconhecimento também precisa incluir a cultura e os valores tradicionais e das religiões de matriz africana, que acabam sem a valorização e o destaque necessário.
O Quilombo do Açude é uma das comunidades mais tradicionais mineiras. Localizada na Serrá do Cipó, Realiza a festa do Candombe, um dos patrimônios e celebrações que marcam e destacam a comunidade no Brasil, com tambores, cantos e afetos. Neste momento de pandemia teve participação reduzida em suas festas e celebrações.
*estagiário sob a supervisão de Márcia Maria Cruz