Comemoração do Dia da Consciência Negra, o evento Novembro Negro – Orgulho de Ser está marcado para sábado, 20 de novembro. O evento inicialmente seria na Praça Central da cidade, mas o local de realização foi alterado para o espaço Ocupa Curumim. A mudança gerou insatisfação.
“É importante um evento desse porte na cidade, pois sempre fomos carentes com esse tipo de evento, ainda mais depois da pandemia. É importante que o povo preto esteja sempre unido celebrando e festejando”, declara um dos organizadores do evento que preferiu não ser identificado. O evento também pretende ser espaço de conscientização e valorização do povo negro.
O evento havia sido autorizado pelo secretário de cultura de Ribeirão das Neves, Adalberto Alves da Costa, para ocorrer na praça central da cidade. Duas semanas antes da data acordada, Adalberto informou a organização do evento Orgulho de Ser que haveria outro evento no mesmo local e no mesmo horário. O evento então foi transferido para o espaço Curumim, no bairro Vila Santa Cruz.
O sacerdote da nação Angola Marcio Roberto Cruz, Tà'tetú ojunyfá, presidirá o momento ecumênico do evento, representando o candomblé. Márcio questiona se o motivo da mudança, uma vez que, segundo ele, o local foi alterado depois depois que a prefeitura foi informada que haveria uma celebração do candomblé. Márcio ressalta que outras religiões não enfrentam problemas com cultos em praça pública, mas religiões de matriz africana enfrentam preconceito, mesmo o Brasil sendo um país laico.
“O nosso povo está cansado de chicotadas nas costas. Antes nossos ancestrais, eles apanhavam, e nós apanhamos, hoje, com palavras: negro, macumbeiro, feiticeiro”, declarou Marcio em uma live realizada nesta quinta-feira (18).
Procurado pela reportagem o secretário de cultura, Adalberto Alves, declarou que as informações não procedem. “A Secretaria de Esporte e Cultura apoia todas as ações dentro da política cultural, sem ter nenhum tipo de represália ou questionamento. Isso (o preconceito religioso) não compactua com a nossa política nem com o nosso governo”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves negou que a mudança do local de realização do evento esteja relacionada a questões religiosas. "O evento Novembro Negro – Orgulho de Ser, assim como todos os eventos, manifestações e ações culturais que reforcem nossa riqueza cultural para que as pessoas aprendam a tratar com respeito a diversidade, não só tem o reconhecimento de sua relevância por parte da prefeitura, mas também o apoio."
A nota destaca que a mudança de local se deu em função de um evento pré-existente já agendado pela prefeitura, a “Feira do Livro”, que será realizada até o dia 26 na Praça Nossa Senhora das Neves e de 27 de novembro a 13 de dezembro, na Praça Nossa Senhora Piedade, no centro de Justinópolis.
A prefeitura informou ainda que, no dia 20, Dia da Consciência Negra, haverá, no local, uma programação especial, que já havia sido programada para valorizar a data. "Assim, as datas se sobrepuseram, acarretando na necessidade do evento Novembro Negro – Orgulho de Ser precisar ter seu local alterado."
Serviço
Evento: Novembro Negro – Orgulho de Ser
Local: Ocupa Curumim - Av. Gávea, 45, Ribeirão das Neves
Dia: 20/11/2021
Horário: 10:00 as 23:00
Valor: Gratuito