Jornal Estado de Minas

POVOS INDÍGENAS

'O Território' divulga cultura indígena no Festival Sundance 2022



O Brasil será representado no Festival Sundance de Cinema, maior festival de audiovisual independente dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo, com o filme "The Territory" (O Território, em português), na categoria para documentários internacionais. O festival começa nesta quinta-feira (20/01) e segue até o dia 30.




 
Com a direção de Alex Pritz em parceria com povo Uru-eu-wau-wau de Rondônia, o documentário aborda como a população indígena da tribo presenciou a diminuição de sua população, desde que entrou em contato com não-nativos, que ameaçam a cultura. Os Uru-eu-wau-wau enfrentam ameaças como extração e mineração ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras estimuladas por políticos de direita.

O documentário mostra os jovens líderes indígenas, como Bitate e Ari, junto à mentora, a ativista ambiental Neidinha, arriscam as vidas para defender a floresta. Em contrapartida, são apresentados agricultores indigentes ansiosos por estabelecer um assentamento, e incursões individuais que derrubam a floresta para estabelecer propriedades rurais. 
 
É a primeira vez que o festival criado por Robert Redford será realizado no formato híbrido, com seções presenciais em Utah, sede do festival, e online, o que, segundo Tabitha Jackson disse à AFP, deve "maximizar a flexibilidade" e oferecer "o melhor de dois mundos".
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 

audima