Jornal Estado de Minas

SONHOS NA TELONA

'Marte Um': produtora de Contagem abrirá Festival de Cinema Sundance


Entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2022, ocorrerá um dos maiores eventos de cinema independente mundial, o Festival de Cinema Sundance, que terá participação brasileira com o filme “Marte Um”. Dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico, o longa-metragem foi selecionado com o status de day one - o primeiro título a ser exibido - na mostra competitiva Cinema Mundial.





O evento será realizado exclusivamente online por conta da pandemia da COVID-19 e da situação agravante das variantes. O diretor lamenta pela exibição não poder ser feita nas telonas, mas reforça a importância de se ter cuidado neste momento.

De acordo com ele, a previsão é que "Marte Um" chegue aos cinemas no Brasil apenas no segundo semestre de 2022, mas já garante distribuição global pela Magnolia Pictures International, uma das principais do cinema independente no mundo.

A história de 'Marte Um'

Gravado em Contagem e Belo Horizonte, o filme conta a história de uma família negra de classe média baixa: o pai Wellington (Carlos Francisco), a mãe Tércia (Rejane Faria), o filho Deivinho (Cícero Lucas) e a irmã Eunice (Camila Souza) a partir de 2018, quando o atual presidente Jair Bolsonaro foi eleito, e segue os personagens por alguns meses abordando os efeitos das mudanças políticas no Brasil.





'Marte Um' é o primeiro longa-metragem da Filmes de Plástico a ser selecionado para o Festival de Cinema Sundance. (foto: Filmes de Plástico/Divulgação)
Wellington coloca todas as suas esperanças na carreira de futebol de Deivinho, que atende relutante a essas expectativas, mas sonha em estudar astrofísica para participar da missão Marte 1, a ser realizada em 2030 para conquistar o Planeta Marte.

O diretor conta que é importante ter uma família negra como protagonista por representar a própria família e que, filmar em Contagem, perto de onde cresceu, é dar continuidade a um projeto da Filmes de Plástico de ter a periferia como parte da história do cinema brasileiro.
 
“Eu sinto que, agora, temos dimensões de negritude que estão concentradas em um longa-metragem, e isso não é algo que temos tão distribuído na nossa história com assinaturas de pessoas negras como eu”, conta Gabriel Martins em entrevista ao Jornal do Brasil.



A Filmes de Plástico

A produtora responsável por “Marte Um” nasceu em 2009 na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e onde foram feitas parte das gravações. Atualmente, é sediada na capital mineira e é formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia.

A produtora Filmes de Plástico nasceu em Contagem (MG), mas hoje é sediada em Belo Horizonte (MG). (foto: Filmes de Plástico/Divulgação)

As produções foram selecionadas em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, o Festival de Cinema de Locarno, o Festival de Rotterdam, o Los Angeles Brazilian Film Festival, o Festival de Cinema de Brasília, a Mostra de Cinema de Tiradentes e, agora, o Festival de Cinema Sundance. Dentre todas as participações, já receberam mais de 50 prêmios.

Entre os próximos projetos da produtora estão, além do longa-metragem “Marte Um”, “O Último Episódio”, dirigido por Maurílio Martins e “E os meus Olhos ficam Sorrindo”, dirigido por André Novais Oliveira.
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz