O carnaval de rua foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus em várias cidades brasileiras, principalmente naquelas em que a festa é tradicional e atrai um número expressivo de pessoas. Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com 2.193 prefeituras de todas as regiões brasileiras, entretanto, aponta que 24,5% ainda permitirão eventos privados com o controle pelo passaporte da vacina como argumento de segurança sanitária.
Elitização do carnaval
As origens do carnaval
Para estudiosos, a segregação presente no carnaval é apenas um reflexo do racismo estrutural da sociedade. “Em 2022 ainda estamos tentando nos livrar dessa falsa ideia de democracia racial, como se não bastassem os horrores do período da escravidão. No [período] pós-abolição tivemos políticas do Estado para aniquilação da raça negra. Precisamos reconhecer que vivemos num país extremamente racista para podermos acabar com esse mal”, diz Melina de Lima. “Mas o carnaval é negro, e é uma resistência nossa. Nossa luta é ancestral e ela continua dia após dia”, completa.“O carnaval, na verdade, sempre teve uma perseguição histórica da polícia a blocos, escolas de samba e terreiros, que se mantiveram firmes graças à resistência, por exemplo, de mães e tias pretas, como Mãe Aninha, Mãe Senhora e Tia Ciata”, comenta Melina.
“Infelizmente, ainda vemos muito a erotização da mulher negra, por exemplo. No carnaval, está liberado ser pecaminoso, então está liberado endeusar a mulher preta. Para mim, não é uma questão de esquecer o preconceito, mas sim de relevar, porque no carnaval pode tudo”, completa.
Nenhuma privatização doeu como a do carnaval.
%u2014 Leonardo Azevedo (@Ieonardoazevedo) February 24, 2022
Proibir só o carnaval de rua mas deixar rolar em casa fechada é elitista! Do jeito que tá rolando a terceira onda, ignorada por todos, ambos deveriam ser fechados
%u2014 Confete de Fevereiro %uD83C%uDF8A (@Talulinha_) February 16, 2022
Não acho que estamos em condições de carnaval. Dito isso, é extremamente elitista (no mínimo) cancelar o carnaval de rua e os desfiles sem proibir esse monte de aglomeração que tá rolando por aí. Enfim.
%u2014 Roberto David Jr. %uD83D%uDCDD (@roberto_davidjr) February 15, 2022