A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, nesta terça-feira (29), em coletiva de imprensa que Sueli Carneiro será homenageada como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022, a maior premiação da literatura brasileira. A escritora, filosofa e ativista é uma das maiores vozes do feminismo negro no Brasil.
O trabalho da filósofa é reconhecido no Brasil e no mundo, entre artigos e livros como "A construção do outro como não-ser como fundamento do ser" (2005), "A cor do preconceito" (2006) e "Escritos de uma vida" (2018).
Prêmio Jabuti 2022
O local e data da cerimônia, que volta a ser presencial depois de dois anos, ainda não foram estabelecidos. A identidade visual desse ano busca celebrar o centenário da Semana de 22, convidando artistas do grafite para desenvolver a identidade visual da 64ª edição do Prêmio Jabuti. Raiz -Raí Campos- (Amazonas), Tereza de Quinta (Ceará), Rafael Jonnier (Cuiabá), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul) são os responsáveis por desenvolver um conceito que traduz a identidade brasileira.
“O Prêmio volta com o conceito que reconhece o lugar da arte do grafitti na cultura brasileira como uma atitude antropofágica capaz de mover o pensamento e as artes!”, foi declarado em postagem nas redes sociais.
As inscrições foram abertas as 12h do dia 29 de março e poderão ser feitas pelo Portal de Serviços da CBL até às 18h do dia 26 de maio.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira"
Especial: "Bonequinhas": Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira"
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Maria Cruz