Jessica Watkins é a primeira mulher negra a se juntar a uma tripulação rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Ela faz parte da missão da SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, acompanhando outros três astronautas. A NASA publicou nas redes sociais imagens do lançamento da missão SpaceX liberdade do dragão.
Freedom takes flight! Three @NASA_Astronauts and one @ESA astronaut lifted off from @NASAKennedy aboard the @SpaceX Dragon Freedom. #Crew4's expected arrival time at the @Space_Station is about 15.5 hours from now. pic.twitter.com/hmIX8dNlWd
— NASA (@NASA) April 27, 2022
Às 4h52 desta quarta-feira (27/4), no horário de Brasília, o foguete Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos. A expectativa é que os astronautas cheguem à ISS depois de uma viagem de 15 horas e 30 minutos. A tripulação, a bordo da cápsula SpaceX Crew Dragão, deverá sobrevoar a órbita da Terra antes de atracar à estação espacial por volta das 21h desta quarta.
Os astronautas têm a missão de realizar estudos científicos, como pesquisas sobre o envelhecimento do sistema imunológico e também sobre a maneira como a microgravidade pode impactar no sistema cardiorrespiratório em exposições de tempo prolongadas.
Quem é Jessica Watkins
Jessica Watkins foi selecionada pela NASA para à Classe de Candidatos a Astronautas de 2017. Apresentou-se ao serviço em agosto de 2017 para iniciar o treinamento.
Natural de Lafayette no Colorado, ela é formada em ciências geológicas e ambientais pela Universidade de Stanford e possui doutorado em geologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Watkins desenvolveu, na pós-graduação, pesquisa sobre os mecanismos de colocação de grandes deslizamentos de terra em Marte e na Terra.
Ela trabalhou no Centro de Pesquisa Ames da NASA e no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, e foi colaboradora da equipe científica no Laboratório de Ciências de Marte da NASA.