O esporte que ganhou Belo Horizonte durante a pandemia também fez morada no Viaduto das Artes, no Barreiro. Fpo inaugurado, no espaço cultural, uma quadra de beach tênis para aulas gratuitas para crianças, adolescentes e pessoas de terceira idade.
Leia Mais
Equipe Bharbixas representa BH na Queer Cup de Handebol Negra, careca e gay, Marta Sobral aponta discriminação no esporteGêmeos autistas alcançam a inclusão por meio do esporteBeach Tennis vira febre em BH e impulsiona investimento em quadras de areiaDe segunda à sexta-feira serão oferecidas as aulas, sem custo e mediante inscrição, para crianças adolescentes e pessoas da terceira idade, na parte da manhã e tarde. Na parte da noite e aos finais de semana o uso da quadra é aberto a todas as idades. No fim de semana, é cobrabo o aluguel para garantir a sustentabilidade do projeto.
Além de ser de fácil aprendizagem, o beach tênis é um esporte de baixo impacto por ser jogado na areia, qualquer pessoa pode jogar, e o Viaduto dispunha de um espaço do tamanho ideal para a construção da quadra. Houve também uma vontade de apresentar um esporte elitizado para a periferia.
“Uma série de coisas que fez com que a gente tivesse interesse de trazer para a comunidade. A comunidade não teria condição de pagar um valor tão alto por um esporte elitizado. É uma prerrogativa do Viaduto trazer esse acesso, não só as artes, mas também ao esporte”, conta Leandro.
A ideia é que no futuro sejam convidados profissionais de ponta para identificar jovens da comunidade com aptidão, e o espaço se torne um celeiro de talentos, dando oportunidade para que possam se profissionalizar e seguir carreira no esporte, participando de competições.
Viaduto das Artes
O Viaduto das Artes nasceu com a missão de proporcionar acesso à arte e cultura para a comunidade do Barreiro, idealizado pelo escultor Leandro Gabriel, nascido e criado na região. Além do beach tenis, o Viaduto oferece um espaço para a prática de basquete 3x3 e skate.
O Viaduto ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados e conta com ateliê, biblioteca, sala de oficinas e uma galeria profissional de alto nível, climatizada, que já recebeu grandes exposições. Também são oferecidos oficinas, cursos, palestras, shows e apresentações teatrais para a comunidade.
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara