Jornal Estado de Minas

ESPORTE E ARTE

Viaduto das Artes inaugura quadra de beach tênis no Barreiro



esporte que ganhou Belo Horizonte durante a pandemia também fez morada no Viaduto das Artes, no Barreiro. Fpo inaugurado, no espaço cultural, uma quadra de beach tênis para aulas gratuitas para crianças, adolescentes e pessoas de terceira idade. 



“O beach tênis é um esporte que se aprende brincando. É gostoso, não é uma atividade chata, é muito prazeroso, então isso é um incentivo à prática do esporte. Por isso cresceu tanto”, afirma Leandro Gabriel, idealizador do Viaduto das Artes. “Tivemos tantas inscrições que não sabemos nem como vamos fazer. Tem muita gente querendo”, completa.

De segunda à sexta-feira serão oferecidas as aulas, sem custo e mediante inscrição, para crianças adolescentes e pessoas da terceira idade, na parte da manhã e tarde. Na parte da noite e aos finais de semana o uso da quadra é aberto a todas as idades. No fim de semana, é cobrabo o aluguel para garantir a sustentabilidade do projeto.

Além de ser de fácil aprendizagem, o beach tênis é um esporte de baixo impacto por ser jogado na areia, qualquer pessoa pode jogar, e o Viaduto dispunha de um espaço do tamanho ideal para a construção da quadra. Houve também uma vontade de apresentar um esporte elitizado para a periferia.



 

“Uma série de coisas que fez com que a gente tivesse interesse de trazer para a comunidade. A comunidade não teria condição de pagar um valor tão alto por um esporte elitizado. É uma prerrogativa do Viaduto trazer esse acesso, não só as artes, mas também ao esporte”, conta Leandro.

A ideia é que no futuro sejam convidados profissionais de ponta para identificar jovens da comunidade com aptidão, e o espaço se torne um celeiro de talentos, dando oportunidade para que possam se profissionalizar e seguir carreira no esporte, participando de competições.  

Viaduto das Artes

O Viaduto das Artes nasceu com a missão de proporcionar acesso à arte e cultura para a comunidade do Barreiro, idealizado pelo escultor Leandro Gabriel, nascido e criado na região. Além do beach tenis, o Viaduto oferece um espaço para a prática de basquete 3x3 e skate.

O Viaduto ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados e conta com ateliê, biblioteca, sala de oficinas e uma galeria profissional de alto nível, climatizada, que já recebeu grandes exposições. Também são oferecidos oficinas, cursos, palestras, shows e apresentações teatrais para a comunidade.





*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM



Ep.1: Movimento negro espera mais punições ao racismo em 2022
Ep.2: Como a literatura infantil feminista quer mudar a próxima geração
Ep.3: Visibilidade trans nas redes sociais: vozes ampliadas contra o preconceito
Ep.4: De que forma a gordofobia limita a existência de pessoas gordas?
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 9: De que forma a violência patrimonial afeta a vida das mulheres