Jornal Estado de Minas

UM NOVO DOUTOR

Ncuti Gatwa será o primeiro ator negro a protagonizar Doctor Who



Depois de 39 temporadas e quase 60 anos no ar, um ator negro interpretará pela primeira vez o personagem principal em “Doctor Who”, uma das mais tradicionais séries da TV britânica. A notícia de que Ncuti Gatwa, de “Sex Education”, herdará o manto do Doutor foi divulgada pela BBC no domingo (08/05).



“Não há palavras para descrever como estou me sentindo. É uma mistura de profundamente honrado, além de empolgado e, é claro, um pouco assustado. Esse papel e essa série significam muito para várias pessoas ao redor do mundo, inclusive para mim, e cada um dos meus antecessores lidou com essa responsabilidade e privilégio únicos com o máximo de cuidado. Vou me esforçar ao máximo para fazer o mesmo”, declarou Ncuti à BBC.

Com o anuncio, o ator se torna o 14º Doutor e assume o posto depois de a atriz Jodie Whittaker, a primeira mulher a dar vida ao personagem desde sua criação em 1963. A ultima aparição de Jodie está marcada para ir ao ar no outono deste ano no Hemisfério Norte, e a primeira aparição de Ncuti para 2023.



A série de ficção científica acompanha o extraterrestre chamado apenas de “Doutor” por aventuras pelo espaço-tempo por uma cabine azul da polícia londrina de 1963 chamada TARDIS (time and relative dimension in space). O Doutor se regenera em novas pessoas permitindo a série substituir seu ator principal a cada poucos anos e se manter no ar. Entre os 13 atores que interpretaram o Doutor estão David Tennant, Matt Smith e Peter Capaldi.




Ncuti Gatwa

O ator Ncuti Gatwa nasceu em Ruanda em 1992 e dois anos depois sua família se mudou para a Escócia fugindo de um massacre em massa que ocorreu durante a Guerra Civil de Ruanda. Formou-se em arte cênicas em 2013, mas ganhou fama mundial em 2018, ao interpretar Eric, um jovem gay descobrindo sua sexualidade e identidade em uma família religiosa nigeriana, na série da Netflix “Sex Education”.



Pelo papel, Ncuti foi indicado a três prêmios BAFTA TV Award, entre eles na categoria de melhor ator em um programa de comédia, e venceu o BAFTA Scotland Award como melhor ator em um programa de televisão.

*Estagiária sob supervisão.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM



Ep.1: Movimento negro espera mais punições ao racismo em 2022
Ep.2: Como a literatura infantil feminista quer mudar a próxima geração
Ep.3: Visibilidade trans nas redes sociais: vozes ampliadas contra o preconceito
Ep.4: De que forma a gordofobia limita a existência de pessoas gordas?
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 9: De que forma a violência patrimonial afeta a vida das mulheres