Modelo e ex-participante do reality da Netflix “O Crush Perfeito”, o homem trans Roberto Bete deu à luz ao seu primeiro filho com Erika Fernandes, uma mulher trans. Noah nasceu no dia 10 de maio, e toda a gravidez foi compartilhada pelas redes sociais.
A data é bastante simbólica para Roberto. Há três anos, no mesmo 10 de maio, ele realizou a mastectomia, um passo importante no processo de transição de homens trans. “Nascido dia 10 de maio as 13h12... Nesse mesmo dia, a 3 anos atrás, eu estava realizando meu maior sonho, a mastectomia. Não sei se apenas uma coincidência mas dia 10 de maio será marcado pra toda minha vida, as duas coisas mais importantes pra mim aconteceram nessa data”, declara Roberto.A ideia da gestação veio de Erika, e Roberto foi relutante no princípio, uma vez que queria ser pai, mas não gestar um filho. Juntos descontruíram a ideia de que um homem trans não poderia engravidar. Todo o pré-natal foi feito pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), e o parto ocorreu na Associação Amparo Maternal, em São Paulo.
Roberto comentou as mudanças que a gravidez trouxe ao seu corpo. “Momento em que peguei e vi pela primeira vez esse ser que até então eu não tinha noção da imensidão do impacto e transformação que ele iria fazer em mim. Desse momento pra frente eu não fui mais o mesmo, meu corpo ainda vibra de dentro pra fora”, escreveu Roberto no Instagram. “Desse momento até então a vontade de viver lateja dentro de mim como nunca antes havia acontecido em tamanha proporção. Eu quero muito viver, eu quero muito estar vivo e agora e por ele”, completa.
Quebrando padrões
Em abril deste ano, Roberto ganhou visibilidade nas redes sociais ao realizar um ensaio fotográfico ostentando o barrigão da gravidez já avançada. O modelo aparece de cueca branca e coroa de flores na cabeça, retratado sob o “olhar poético e militante” de Vivi Bacco.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara