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Estado de Minas INCLUSÃO

Profissionais de saúde são treinados para atendimento ao publico LGBTQIA+

Capacitação no Norte de Minas pretende romper o preconceito e incentivar a conscientização de que saúde é um direito de todos


24/05/2022 16:20 - atualizado 24/05/2022 19:14

Foto mostra capacitação realizada em Manga. Bandeiras nas cores do arco-íris estão sobre duas mesas
Capacitação para atendimento ao público LGBTI+ ocorreu em Manga e será levada a outras cidades do Norte de Minas (foto: Aliança Nacional LGBTI/divulgação)
Com o objetivo de garantir um atendimento  à comunidade LGBTQIA+,  especialmente em casos de violência, foi iniciada uma capacitação pioneira de trabalhadores dos serviços de saúde no Norte de Minas, que  visa também romper o preconceito e incentivar a conscientização de que saúde é um direito de todos. 

O primeiro treinamento dos trabalhadores da saúde sobre o atendimento a pessoas LGBTQIA+ aconteceu neste mês, no município de Manga (18,2 mil), situada as margens do Rio São Francisco.  A iniciativa foi da Aliança Nacional LGBTI do Norte de Minas, em parceria com a Prefeitura de Manga. 

Participaram da capacitação profissionais de unidades de saúde do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e diretores de escolas, além de representantes do público atendido no município. A ação será levada a outras cidades da região, anuncia a coordenadora da aliança do Norte de Minas, Letícia Imperatriz. 

"O trabalho realizado em Manga foi pioneiro e histórico no Norte de Minas. Essa ação é de fundamental importância, uma vez que a comunidade LGBTI é alvo constante de violência. Assim, é freqüente na busca pela saúde e pela proteção básica, muitas vezes negada e negligenciada", afirma a coordenadora.

Letícia Imperatriz destaca a relevância da iniciativa para a conscientização sobre a assistência oferecida aos indivíduos LGBTQIA+ nos serviços públicos de saúde, especialmente, os que são vítimas de violência e de preconceito. 

"As pessoas LGBTI estão, constantemente, sendo violentadas física e psicologicamente. Quando procuram um serviço de atendimento público é porque estão necessitando desse ou daquele serviço. Caso contrário não o procuraria, serviços esses como a saúde, a segurança pública e a educação", comenta. 

"A importância dessa ação de conscientização é para que as pessoas entendam que o direito é para todos  que necessitam, principalmente para aqueles que já são marginalizados e também para que eles não sejam violentados enquanto buscam por atendimento para sanar as violências que sofrem ou sofreram", completa. 

Como é feita a capacitação


Conforme explica Letícia Imperatriz, a capacitação para atendimento à comunidade LGBTQIA+ aborda inicialmente como deve ser feito o tratamento a esse público. São apresentadas as diferenças de gênero e sexualidade, entre conceitos com CIS  (Cisgênero, o termo usado para designar os indivíduos que se identificam com o gênero - masculino ou feminino - que lhes foi atribuído ao nascer)  e trans (termo que se refere aos indivíduos que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento). Também são explicados os significados em cada letra da sigla LGBTQIA+ . 

"Além disso, na capacitação apresentamos os dados das violências, os problemas do atendimento ao público e como um mau atendimento afeta o indivíduo que o busca. Discutimos ainda sobre como as construções sociais influenciam em nossas ações e como nos reeducarmos", informa Letícia.

"Por fim, abrimos o diálogo para sanar as dúvidas e apresentar as possibilidades de um pensamento para a equidade, para a igualdade e para o respeito", conclui a  coordenadora da Aliança Nacional LGBTI .

                                           


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