Para incentivar o empoderamento das mulheres das comunidades do Aglomerado Santa Lúcia, na Região Centro-sul de Belo Horizonte, será realizado o 1º Encontro Mulher Bela da Favela. No próximo domingo (29/05), o evento abordará temas relacionados à violência contra a mulher, saúde e cuidados. Também serão realizadas atividades recreativas, como aula de zumba, capoeira, dança afro e samba.
Leia Mais
Profissionais de saúde são treinados para atendimento ao publico LGBTQIA+Kalil sobre as mulheres na política: 'Trabalham melhor que os homens'Kalil: 'TJMG proíbe a PBH de tirar o morador de rua da rua'Violência contra a mulher: como criar ações efetivas“A mulher tem que ter uma visibilidade melhor, ainda tem muito machismo, muito preconceito. E o evento é justamente para a mulher se valorizar, saber que ela tem potencial para fazer qualquer coisa, independentemente do que seja. A questão do empoderamento é isso”, conta Raquel.
O evento contará com a participação de representante da Polícia Militar e de uma advogada, para falar sobre os direitos das mulheres, como e onde denunciar violências e abusos. Além disso, em parceria com o Centro de saúde Santa Lucia, profissionais da saúde e psicologia abordarão temas relacionados à saúde física e mental da mulher e a importância de exames periódicos. Empreendedores do aglomerado, que atuam na área de beleza, prestarão serviços voluntário às mulheres presentes.
“Vamos ter uma palestra sobre autoestima sobre cuidados com a pele, maquiagem e a importância de cuidar do corpo. Então, a gente vai tratar um pouquinho de cada coisa. Na verdade, a saúde não é só saúde física. Tem a saúde mental e a questão da beleza”, pondera Raquel.
Para além de fortalecer as mulheres, o Encontro Mulher Bela da Favela visa fortalecer a própria comunidade, uma vez que grande parte das palestras, oficinas e serviços será realizada por integrantes do próprio Aglomerado Santa Lúcia.
SERVIÇO
1º Encontro Mulher Bela da Favela
Local: Centro Cultural Favela Bela – Avenida Arthur Bernardes, 1590
Dia: 29/05/2022
Horário: 9h
Valor: Gratuito
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara