Entre os dias 25 de maio e 8 de junho, jovens negros de 16 a 29 anos poderão se inscrever para a terceira edição do Projeto Jovem Líder do Futuro, evento promovido pela Movimentação Juventude Negra Política em parceria com a Fundação Tide Setubal.
Serão selecionadas 25 pessoas das nove regionais de Belo Horizonte para participarem de uma formação que durará dois meses com 9 encontros que ocorrerão de forma presencial e virtual. Os selecionados ainda contarão com custeio para os encontros presenciais, além de uma bolsa de R$200 para cobrir as despesas com internet.
Leia Mais
Nina Espaguete: PCB lança pré-candidata travesti à Câmara dos DeputadosMenino de 11 anos perde o dedo ao fugir de xingamentos racistas Alforriado Matias, abolicionista do Barreiro, receberá Honra ao MéritoConheça Duda, a Miss Minas Gerais Kids Designer parte da ancestralidade para criar relação com as coresAté quando um homem negro pode ser asfixiado no camburão pela polícia“A definição do futuro país passa, literalmente, pelas mãos da juventude negra e periférica. São esses a maioria no Brasil e são também essas pessoas que mais se beneficiam ao co-criar uma democracia composta por políticas e instituições de qualidade e que prezam pela multiplicação de oportunidades na vida desses cidadãos”, afirma João Saraiva, integrante da Movimentação e coordenador do projeto.
A terceira edição do Projeto Jovem Líder do Futuro se propõe a ser uma continuação do movimento que agitou a internet no começo do ano incentivando jovens a partir de 16 anos a emitirem seus títulos de eleitor. Neste ano, os encontros terão como objetivo ajudar na formação de jovens líderes conscientes sobre o poder de seus votos e sobre a importância da participação política, estimulando-os a votarem com responsabilidade e a incentivarem suas comunidades a fazerem o mesmo.
Ao todo, ocorrerão nove encontros e, desses, sete serão online e dois, presenciais. Temas como “Democracia na Prática”, “Comunicação de Causas” e “Diretrizes para Construção de Projetos de Comunicação de Causa para Incidência Política” serão pautas principais, mediadas por especialistas convidados.
A formação ainda contará com um Laboratório de Criação de Projetos, no qual os participantes poderão desenvolver uma campanha de comunicação de causa apartidária focada nas eleições. Para o processo de criação, haverá assistência da coordenação do Projeto Jovem Líder do Futuro, além de mentorias com integrantes da Movimentação Juventude Negra Política.
O edital do Projeto pode ser conferido a partir das redes sociais da Juventude Negra Política e as inscrições podem ser feitas através de um formulário, também disponibilizado pela Movimentação. É necessário ter entre 16 e 29 anos, ser negro e residente de Belo Horizonte. Os resultados da seleção dos participantes também será anunciada através das redes no dia 30 de junho.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara