Duda tem apenas 4 anos de idade, mas já é exemplo de representatividade ao ganhar o Miss Minas Gerais Kids. Natural de Sabará, Duda esbanja simpatia com o cabelo black. Vencedora do concurso, realizado em abril, ela se prepara para o Miss Brasil Kids, que será decidido no 12 de outubro.
Leia Mais
Projeto em BH oferece bolsa e formação sobre eleições para jovens negrosMattel lança primeira Barbie trans, inspirada na atriz Laverne CoxConheça Sonia Guajajara: indígena na lista dos 100 mais influentes do mundoDuda, Baby Miss Brasil Kids, faz vaquinha rumo a concurso internacional'Uma menina negra e crespa pode ser miss', diz mãe da filha no Miss BrasilDuda, Miss Minas Gerais Kids, enfrenta desafios para seguir na carreiraPesquisadores mapeiam memória das africanidades em BH Alunos da rede pública participam de mostra de cinema em Paris Designer parte da ancestralidade para criar relação com as coresAdriana então pesquisou sobre o universo dos concursos de miss. Em princípio ficou em dúvida, mas mesmo assim, inscreveu Duda na disputa estadual.
Ao longo da seleção, a menina passou por episódios em que o cabelo black não foi aceito, e tentam colocá-lo dentro do “padrão”. Adriana conta que, terminava de produzir a filha, mas ainda assim ouvia comentários do tipo ‘você não vai arrumar ela?’, ‘não vai prender o cabelo dela?’.
Mesmo tão pequena, Duda começou a assimilar as críticas preconceituosas e peida para mãe deixar o cabelo preso. No entanto, Adriana mostrou pra a pequena que mesmo não tendo o “cabelo caído”, ela poderia ser uma miss, uma princesa. E não deu outra. Duda não só foi selecionada, como venceu o Miss Minas Gerais Kids.
“Eu não posso deixar minha filha crescer achando que ela não pode estar no mundo da moda por ela não ser padrão. Eu falei: ela vai ser uma miss crespa. Hoje ela coloca a faixa e se transforma, ela se sente mesmo, se empodera, solta o cabelo e fala ‘meu cabelo é bonito’”, conta a mãe de Duda.
Mãe e filha se preparam para a etapa nacional e buscam parcerias e patrocínios para mostrar para as meninas de Minas e do Brasil que os padrões existem para serem quebrados e que todas as meninas são lindas como uma princesa.
*Estagiária sob supervisão.
*Estagiária sob supervisão.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.