Jornal Estado de Minas

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Linn da Quebrada se torna consultora de diversidade da Ambev



A fabricante de bebidas Ambev anunciou a cantora Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, como a nova consultora de diversidade e inclusão (D&I) da empresa. Lina irá trabalhará na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIA com foco na comunidade trans e travesti.



A cantora colaborará no desenvolvimento de projetos internos e externos da Ambev e participará de encontros com os cerca de 130 funcionários trans para identificar as pprincipais queixas, experiências e conquistas. Lina também atuará na discussão de práticas de representatividade e inclusão junto aos demais profissionais e parceiros da companhia. 



Além de consultora, Lina será uma das embaixadoras do Lager, grupo interno da Ambev que discute e implementa ações voltadas para o público LGBTQIA. O grupo pretende criar oportunidades para pessoas trans. 

Histórico de inclusão

Em 2016 a Ambev anunciou o compromisso com a diversidade. Em maio deste ano, a empresa lançou o programa "Me chame pelo meu nome (e pronome também)", que fornece apoio jurídico gratuito para os funcionários trans e travestis para retificação dos nomes em documentos oficiais. Na mesma ocasião, anunciou a doação para a Casa Neon Cunha, ONG que atende pessoas LGBTQIA, para que pessoas trans de fora da empresa pudessem realizar a mudança de nome facilitada.



A Ambev  criou o curso TForma, que oferece formação para pessoas trans para atuar em bares, e  também realiza a segunda edição do projeto Brewing Love Project. A iniciativa investirá os recursos da venda de um rótulo especial na mentoria de empreendedoras trans e travestis. A empresa também é apoiadora da edição 2022 da Feira de Empregabilidade de Pessoas Trans e da Marcha Trans.

*Estagiária sob supervisão.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM



Ep.1: Movimento negro espera mais punições ao racismo em 2022
Ep.2: Como a literatura infantil feminista quer mudar a próxima geração
Ep.3: Visibilidade trans nas redes sociais: vozes ampliadas contra o preconceito
Ep.4: De que forma a gordofobia limita a existência de pessoas gordas?
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
Ep. 9: De que forma a violência patrimonial afeta a vida das mulheres