Jornal Estado de Minas

LIDERANÇAS LGBTQIA

Evento promove espaço de apoio e colaboração entre políticos LGBTQIA


Para fortalecer os representantes políticos LGBTQIA+ de Minas Gerais e celebrar a semana do Orgulho LGBT, Belo Horizonte sediará nesta segunda-feira (27/06) o 2º Encontro da Rede Mineira de Lideranças LGBTQIA+, que reunirá mais de 20 vereadores, vereadoras e prefeitos de diversos municípios de Minas Gerais. 



“Esse evento é um marco histórico. Há anos falamos que precisamos ocupar a política e finalmente estamos fazendo isso. No entanto, nossa presença ali tem sido recebida com muita violência, como as ameaças de morte que sofri e que outras parlamentares LGBT também sofreram”, afirma a vereadora Duda Salabert, a vereadora mais votada da história de BH.

O cenário político brasileiro ainda é um ambiente com baixa diversidade e representatividade das minorias. Um reflexo disso é o fato de o Congresso Nacional não aprovar legislações que sejam favoráveis aos direitos das pessoas LGBTQIA+, levando o Poder Judiciário a aprovar ações judiciais, como o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a criminalização da homofobia. 

Leia também: Por que o mês do Orgulho LGBTQIA+ é em junho?

“Ao mesmo tempo que é a realização de um sonho ver tantos parlamentares LGBT juntos, ele (o evento) nos permite sonhar ainda mais longe, com uma política que deixe de ser o lugar da violência para nós e passe a ser o lugar da realização da nossa dignidade”, declara Duda.



A força da união

A Rede Mineira de Lideranças LGBTQIA foi criada em 2021 como uma forma de combater a violência política e de criar uma rede de apoio em Minas. Desde pequenas cidades do interior até a capital, o objetivo é criar um espaço onde todos possam receber apoio, compartilhar ideias e dar proteção institucional para os políticos.



“Ser um LGBTQIA em cidades do interior, igual a qual eu vim, eu sou o primeiro vereador assumidamente Gay de Viçosa é muito difícil, muito desafiador. A gente começou a mapear que existiam outros parlamentares que estavam sofrendo a mesma coisa. Então a Rede nasce com esse sentido, de a gente realmente dizer que nós somos muitos, nós viemos para ficar e nós não vamos voltar para o armário de forma alguma”, conta Daniel Cabral, vereador de Viçosa e articulador da Rede Mineira de Lideranças LGBTQIA .

Daniel explica que ao defender a melhoria da saúde com a capacitação para o atendimento da população LGBTQIA, o combate à violência para que o brasil saia do topo do ranking de países que mais matam a população LGBTQIA ou a criação de oportunidades para a população trans que muitas vezes é lavada á prostituição para garantir a sobrevivência, por exemplo, se melhora a qualidade de vida da sociedade como um todo.



“O propósito da rede é inclusive desmistificar o que é ser um LGBTQIA na política. A gente não está lutando somente pela questão da causa identitária, que muitas vezes colocam isso pra gente”, explica Daniel. “Nós estamos tocando em pontos que quando a gente mais emprego, mais saúde, mais qualidade de vida e debatendo a violência, a gente está debatendo também a questão da comunidade LGBTQIA para toda a sociedade”, completa.


SERVIÇO
2º Encontro da Rede Mineira de Lideranças LGBTQIA

Dia: 27/06
Horário: 19h
Local: Auditório Alberto Deodato, na Faculdade de Direito da UFMG
Evento aberto ao público 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.