Leia Mais
Projeto Astrominas aproxima meninas do campo das ciênciasA ativista que protestou contra Zema pelos direitos das mulheresViolência contra a mulher: como criar ações efetivasLei prevê inclusão de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolasProjeto para criação do Dia Marielle Franco será votado em BH nesta terçaProgramas de aceleração abrem espaço para mulheres na construção civilMulher, promotora e justiceira
Natural de São Paulo, Gabriela Manssur é filha de advogados e se formou em direito pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em direitos das mulheres e enfrentamento à violência doméstica pela Universitá di Roma, na Itália. Atua como promotora de justiça desde 2003, e é referência em violência contra mulher com mais de 20 anos de experiência na defesa dos direitos das mulheres.
Gabriela também atuou no caso Saul Klein, filho do fundador das Casas Bahia, acusado de estupro, tráfico de pessoas e favorecimento à prostituição, no caso Champinha, acusado de matar e estuprar Liana Friedenbach de 16 anos, e no caso Marcius Melhem, abrindo inquérito e solicitando medidas cautelares para as oito que realizaram denúncia de assédio sexual contra o humorista.
Ativista, é idealizadora de vários projetos de lei e projetos sociais de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher como: Tem Saída, Movimento Pela Mulher, Messana e Ouvidoria das Mulheres.
Manssur também é presidente do Instituto Justiça de Saia, criado em 2013 para apoiar os direitos femininos e o combate à violência em várias frentes, como recuperação da autoestima das vítimas, capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho para as mulheres vítimas de violência, além de ressocialização de atores das agressões.
Além disso, em 2020, idealizou o projeto Justiceiras que apoia e orienta mulheres vítimas de violência e oferece atendimento multidisciplinar online em várias áreas como jurídico, médico, psicológico ou socioassistencial.
Conheça Solange Barbosa: a ativista que protestou contra Zema pelos direitos das mulheres.
Violência contra a mulher no Brasil
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.