O Portal Imprensa divulgou, nesta segunda-feira (25/7), os nomes das finalistas do "16º Troféu Mulher Imprensa: Pertencimento e Inovação". Entre as finalistas na categoria "Jornalista na Editoria Diversidade", está Márcia Maria Cruz, repórter e coordenadora do projeto DiversEM do Estado de Minas .
A premiação tem o objetivo de reconhecer o trabalho feminino na comunicação, em especial no meio jornalístico, considerando mulheres além das fronteiras nacionais. Por votação popular, a edição vai prestigiar a atuação das profissionais, selecionadas pelo Portal Imprensa, por se destacarem nos anos de 2021/2022.
Leia Mais
Cientista da periferia de Salvador será palestrante na TEDxBelo Horizonte'É possível ser gorda e plena': a modelo argentina que luta contra gordofobiaUm em cada 4 profissionais LGBTQIAP+ de Minas já foi assediado no trabalhoComo os povos ciganos ajudaram a construir a identidade brasileiraInstagram premia filtros criados por pessoas negras; confira vencedoresPara a jornalista, como mulher negra, nascida em uma comunidade, essa movimentação que pauta as diferenças é importante para tornar o jornalismo mais democrático.
“Fiquei muito honrada em ser finalista do prêmio promovido por instituições muito importantes para jornalismo. Quando a gente olha a lista de finalistas vemos mulheres com a trajetória e o trabalho que são referência em todo Brasil, então fico muito honrada de estar junto de profissionais tão importantes.”, disse a jornalista.
Márcia afirma ainda que premiações como essa mostram a importância feminina no jornalismo e concede visibilidade ao trabalho dessas mulheres.
Serão eleitas 15 ganhadoras, uma para cada categoria:
- Âncora, apresentadora ou comentarista de Telejornal;
- Repórter de Telejornal;
- Âncora, apresentadora ou comentarista de Rádio;
- Repórter de Rádio;
- Repórter de Jornal ou Revista (ou texto online);
- Fotojornalista;
- Colunista ou articulista de Jornal, Revista ou texto online;
- Liderança, diretora de redação ou fundadora de projetos jornalísticos;
- Apresentadora(s) ou criadora(s) em novos formatos;
- Jornalista revelação ;
- Consultora de Comunicação - Agência;
- Consultora de Comunicação – Corporativa;
- Comunicação pública;
- Prêmio Especial: Diversidade (Jornalista na editoria diversidade);
- Prêmio Popular: Pertencimento e Inovação (Jornalista ou comunicadora brasileira).
A votação popular começou nesta segunda-feira (25/7) e vai até 30 de agosto, no site do Portal Imprensa, neste link.
Projeto DiversEM
O DiversEM é uma aposta editorial do Estado de Minas proposta pelo diretor de Redação, Carlos Marcelo Carvalho, e outros diretores do jornal. O objetivo principal do projeto é pautar temas relacionados à diversidade, transportando-os para a cobertura diária.
Na editoria são tratados assuntos como: mulheres e violência de gênero, religião, questões raciais, questões LGBTQIA+, e uma variedade de pautas que apontam as multiplicidades.
“Carlos Marcelo e a Renata Neves (editora-executiva do EM) me convidaram para coordenar o núcleo de diversidade. Na nossa primeira conversa, eles contaram que a ideia era constituir um núcleo, mas que toda cobertura feita pelo jornal, em todas as plataformas, tivessem a preocupação com a temática, e que todos os produtores e repórteres tenham o mesmo cuidado. Fiquei muito feliz com a proposta” contou Márcia Cruz, sobre ganhar a missão de coordenar o DiversEM.