A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou, nesSa segunda-feira (25/7), as 10 pessoas negras vencedores do Desafio RAP - Realidade Aumentada na Pele.
O programa tem como intuito aumentar a diversidade na criação de experiências em realidade aumentada.
Os participantes do programa, feito exclusivamente no Brasil, tiveram que criar filtros para o Instagram. Os ganhadores serão premiados com uma bolsa de estudos e equipamentos.
Confira os 10 vencedores
Marcela Nascimento da Silva - Filtro Realeza Negra
Larissa Sandre Barbosa - Filtro Faça Seu Beat
Jedson Santos Gomes - Filtro Adê Oxum
Augusto Lopes - Filtro Early Hip-Hop
Kevony Martins - Filtro Iansã Oyá
Maria Cléria Carlos - Filtro Hat-Trick
Jefferson Alves Brandão Xavier - Filtro Afrofuturismo
Marília Ramos dos Santos - Filtro Beleza Negra
Tobias Mosart - Filtro Nossas Cores
Leia Mais
Quem foi Dona Valdete, fundadora do grupo Meninas de SinháManu Gavassi critica manchete de jornal que fala do seu corpoJornalista Márcia Maria Cruz é finalista do Troféu Mulher ImprensaComo a campanha do verão espanhol: publicidades que não deram certoApós MTV Miaw 'esquecer' convite de indicados pretos, web acusa racismoAdvogadas lançam projeto focado em atendimento acolhedor de mulheres negrasProjeto da UFMG mapeia espaços em que crianças brincam no Morro do PapagaioDe acordo com a empresa, mais de 700 milhões de pessoas usam filtros de realidade aumentada todos os meses no Facebook e no Instagram.
Os filtros criados no desafio tiveram que seguir critérios como contemplar ao menos três tons de pele negra e não poderia simular alterações cirúrgicas ou mudanças de características físicas.
Os filtros criados no desafio tiveram que seguir critérios como contemplar ao menos três tons de pele negra e não poderia simular alterações cirúrgicas ou mudanças de características físicas.
O desafio é uma das tentativas da rede social de aumentar a diversidade na plataforma. Tem sido comum usuários e digital influencers denunciarem racismo no algoritmo da rede social.