Com a proposta de celebrar e valorizar a cultura da comunidade LGBTQIA+, o Cine Santa Tereza exibe até domingo (11/9) seis curtas e seis longas-metragens. A iniciativa integra a programação da primeira edição do Queer Festival em Belo Horizonte. Uma das obras audiovisuais é "Limiar", que já passou por diversos festivais nacionais e internacionais, exibindo ao público os dilemas de um adolescente durante a transição de gênero.
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), “a intenção é reconhecer artistas LGBTQIA e suas potencialidades, respondendo à falta de visibilidade historicamente conferida a essas produções no Brasil”.
Leia Mais
Três mil pessoas assistem à Orquestra Filarmônica em concerto em LisboaChico Buarque e Mônica Salmaso retomam tempo da delicadeza em show'Que tal um samba?': as músicas do show de Chico Buarque com Mônica SalmasoEscola chama MP contra pais de criança trans que pediram uso de nome socialPrefeitura de Belo Horizonte promove 1º Seminário de Turismo LGBT+Cientista mineira desenvolve estudo inédito sobre diversidade genética Depois de desistir de ser o "Ken Humano", jovem vira auxiliar de pedreiroEm busca da verdade sobre o passado, o adolescente vai atrás dos seus verdadeiros parentes. No meio desse processo, Pierre também embarca numa jornada de autoconhecimento em relação à sua sexualidade.
A produção audiovisual tem direção assinada pela renomada e premiada Anna Muylaert, que também dirigiu, em 2015, o filme “Que Horas Ela Volta?”, protagonizado por Regina Casé.
Documentário
Outra vertente da programação é o gênero documentário. Dirigida por Coraci Ruiz, a produção nacional “Limiar”, de 2020, é autobiográfica, sendo realizada por uma mãe que acompanha, entre 2016 e 2019, a transição de gênero do filho adolescente.
Na obra, ela o entrevista, abordando os conflitos e as incertezas na busca pela identidade. Vale destacar que a produção passou por mais de 45 festivais brasileiros e internacionais.
Programação
As exibições ocorrem às 19h, com exceção da sexta-feira (9/9), em que a sessão começará às 16h30.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – até 30 minutos de antecedência.
A programação completa de curtas e longas está disponível no site da PBH. Acesse aqui.