Jornal Estado de Minas

NATAÇÃO PARA TODOS

Touca afro é aprovada para natação em Olimpíadas após proibição em Toquio


As toucas de natação feitas para cabelos afros foram aprovadas para competições internacionais pela Federação Internacional de Natação (Fina). A Soul Cap foi projetada para proteger cabelos crespos, encaracolados ou trançados.




 
A medida anunciada, no início deste mês, é um passo importante para a inclusão no esporte, uma vez que as tocas convencionais dificultam a competição para atletas negros que mantêm cabelos naturais ou tranças. 
 
Em comunicado oficial, a federação afirmou que "promover a diversidade e inclusão está no centro do trabalho da Fina, e é muito importante que todos os atletas aquáticos tenham acesso a roupas de banho apropriadas." 
 
A Soul Cap havia sido rejeitada nos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio em 2021. Na época, a federação sustentou que os atletas "nunca usaram, nem exigiram o uso, bonés de tal tamanho e configuração".

Outra alegação era que a Soul Cap não segue "a forma natural da cabeça", o que infrigiria uma das regras da Fina para trajes de banho para competições.  No entanto, depois que foram apontados os desafios para que pessoas negras possam competir, a Fina reviu a decisão. 




A touca


Alice Dearing, que se tornou a primeira nadadora negra a representar a Grã-Bretanha nas Olimpíadas no ano passado, é embaixadora da Soul Cap. "Estou muito feliz e entusiasmada com essa notícia.Estabelece um precedente para o esporte, para escolha, inclusão e aceitação", escreveu em seu perfil.
 
A Soul cap é feita de silicone, não sendo diferente neste aspecto de outras toucas de natação. No entanto, ela é projetada para acomodar cabelos mais volumosos, os crespos e encaracolados ou os de tranças e dreadlocks.