Jornal Estado de Minas

RACISMO NO ROCK IN RIO

Filha de Mano Brown relata caso de racismo no Rock in Rio



A atriz e cantora Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown, e o namorado, o ator Danilo Mesquita, que interpretou Joaquim na novela “Além da Ilusão”, relataram episódio de discriminação e violência no Rock in Rio. O casal publicou uma postagem conjunta no Instagram na quarta-feira (14/09), relatando o que ocorreu durante o show da cantora Ludmilla no domingo (11/09), último dia do festival. 



Umvídeo que circulou pela internet mostra Danilo discutindo com uma mulher e levando Domenica para longe do local. O casal explicou na postagem que um casal “visivelmente alterado” se instalou na frente deles e começou a esbarrar de forma proposital em Domenica. “No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital”, diz o texto.



Danilo então teria abraçado a namorada para impedir que se machucasse, quando a mulher se virou e perguntou por que Danilo e Domenica estavam tocando nela. Domenica e Danilo tentaram evitar a confusão. no entanto, o homem que acompanhava a mulher se virou e agrediu Danilo. “Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão”, escreveram.

Domenica afirma que a motivação do casal ao atacá-los foi racismo, pelo fato de ser uma das únicas pessoas pretas no local em meio a um show que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas. O casal explica então que o vídeo que circulou na internet foi dos momentos seguintes à agressão. A mulher que aparece no vídeo acusava Danilo e Domenica de causarem confusão, o que gerou mais indignação e sentimento de injustiça. 



"É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida", termina a nota.
 
Por ironia do destino, o pai de Domenica, Mano Brown, fez show histórico. Os Racionais MCs apresentaram um show político, denunciando o racismo no Brasil. Os rappers levaram para o telão do Palco Sunset, durante a apresentação da música "Negro Drama", imagens de pessoas negras assassinadas, entre elas a vereadora Marielle Franco, e as crianças Agatha e João Pedro. 
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.