A atriz e cantora Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown, e o namorado, o ator Danilo Mesquita, que interpretou Joaquim na novela “Além da Ilusão”, relataram episódio de discriminação e violência no Rock in Rio. O casal publicou uma postagem conjunta no Instagram na quarta-feira (14/09), relatando o que ocorreu durante o show da cantora Ludmilla no domingo (11/09), último dia do festival.
Leia Mais
Coletivo de Mulheres Negras denuncia falta de políticas para infânciaSuspenso perfil que deixou branca atriz negra de 'A Pequena Sereia' Meninas se emocionam ao ver Pequena Sereia negraLuísa Sonza pede 'audiência amigável', mas não pede desculpas à vítima 'A mulher rei': filme de Viola Davis conta história realDanilo então teria abraçado a namorada para impedir que se machucasse, quando a mulher se virou e perguntou por que Danilo e Domenica estavam tocando nela. Domenica e Danilo tentaram evitar a confusão. no entanto, o homem que acompanhava a mulher se virou e agrediu Danilo. “Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão”, escreveram.
Domenica afirma que a motivação do casal ao atacá-los foi racismo, pelo fato de ser uma das únicas pessoas pretas no local em meio a um show que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas. O casal explica então que o vídeo que circulou na internet foi dos momentos seguintes à agressão. A mulher que aparece no vídeo acusava Danilo e Domenica de causarem confusão, o que gerou mais indignação e sentimento de injustiça.
"É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida", termina a nota.
Por ironia do destino, o pai de Domenica, Mano Brown, fez show histórico. Os Racionais MCs apresentaram um show político, denunciando o racismo no Brasil. Os rappers levaram para o telão do Palco Sunset, durante a apresentação da música "Negro Drama", imagens de pessoas negras assassinadas, entre elas a vereadora Marielle Franco, e as crianças Agatha e João Pedro.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.