O rapper Kanye West fez um desfile surpresa para apresentar a nona coleção da sua grife, Yeezy, na segunda-feira (03/10) durante a Semana de Moda de Paris. O artista gerou reações controversas por aparecer com uma blusa com a frase “White lives matter” (vidas brancas importam), uma referência ao movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam).
Leia Mais
Racismo e xenofobia: Esquerda critica eleitorado brasileiro no JapãoAtor de 'Stranger Things' declara que sofre racismo dos fãs da sérieMenina negra questiona 'lápis cor de pele' em vídeoThelminha divulga primeira retratação por ter sido chamada de "mucama"A comentarista e ativista política conservadora Candace Owens, conhecida por seu apoio ao ex-presidente americano Donald Trump e suas críticas ao movimento “Black Lives Matter”, foi fotografada no desfile vestindo uma versão branca da polêmica camisa ao lado de West. Já a modelo negra Naomi Campbell participou do desfile, mas não usou camiseta.
Esta não é a primeira vez que o rapper tem um posicionamento controverso sobre a comunidade negra. Kanye já se posicionou a favor de Trump, conhecido por críticas severas ao movimento negro e falas xenofóbicas, usando um boné com seu slogan de campanha “Make America Great Again”. Em 2018, ele declarou em uma entrevista que a escravidão nos Estados Unidos teria sido “uma escolha” das pessoas escravizadas.
A atitude de Kanye causou reações de questionamentos nas redes sociais. “Kanye West fazendo modelos negras usarem camisetas “vidas brancas importam” é o cumulo de sua anti-negritude e sua imersão em ideologias e métodos de supremacia branca. Repugnante”, escreveu uma internauta. “A decisão de Kanye West de usar uma camisa “White Lives Matter” é nojenta, perigosa e irresponsável. Alguns de vocês vão correr para defendê-lo. Você deve se perguntar por que”, declarou um usuário no Twitter.
O que é o "Black Lives Matter"
O “Black Lives Matter” é um movimento ativista internacional, com origem afro-americana, que surgiu em 2013 com a missão de combater a supremacia branca e a violência infligida às comunidades negras. A “Anti-Defamation League” (Liga Antidifamação em tradução livre) categoriza a frase “White Lives Matter”, que reformula a frase “Black Lives Matter”, como uma declaração de ódio.Confira reações nas redes sociais:
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.