Depois de muitos anos de especulações dos fãs, o novo especial de Halloween da turma do Scooby-Doo, "Trick or treat Scooby-Doo!", confirma que a personagem Velma, a mais inteligente da Mystery Inc, é lésbica. Ela se apaixona à primeira vista pela estilista Coco Diablo.
Velma first meets Coco Diablo in "Trick or Treat Scooby-Doo"#Scoobydoohistory pic.twitter.com/TnWGS0B5GK
%u2014 Scooby-Doo History (@scoobyhistory) October 4, 2022
Apesar de a sexualidade de Velma ter sido confirmada só agora, os produtores já queriam mostrar a personagem como lésbica há muitos anos. Em 2020, o roteirista do live-action de Scooby-Doo, James Gunn, divulgou em seu Twitter que havia a intenção de retratá-la como homossexual desde 2001, mas que ainda não tinha conseguido tirar a ideia do papel.
“Em 2001, Velma era explicitamente lésbica no meu roteiro original. Mas o estúdio foi diluindo, diluindo até se tornar ambíguo (a versão gravada) e, então, inexistente (a versão lançada). Até finalmente ter um namorado (na sequência)”, postou ele.
No mesmo ano, Tony Cervone, produtor-supervisor da série animada Scooby-Doo! Mistério S/A, que foi ao ar em 2010, também usou as redes sociais para falar sobre a sexualidade de Velma durante no Dia do Orgulho LGBTQIA+. “Deixamos nossas intenções tão claras quanto pudemos há dez anos. A maioria dos nossos fãs entendeu. Para aqueles que não, sugiro que olhem mais de perto. Não há novidades aqui”, diz a postagem.
Além disso, Tony fez outra declaração, explicando que quando Velma namorou Salsicha, ela não se sentia à vontade no relacionamento, mas ainda não entendia o porquê, que foi revelado explicitamente com a nova animação.
“Eu já disse isso antes, mas Velma em “Mystery Incorporated” não é bi. Ela é gay. Nós sempre planejamos que Velma agisse um pouco fora do personagem quando ela estava namorando Salsicha porque esse relacionamento era errado para ela e ela tinha uma dificuldade tácita com o porquê”, explicou o produtor.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.