Jornal Estado de Minas

LGBTQIA%2b

Cantora Iza se assume demissexual e agita internet


Por Ana Raquel Lelles e Mannu Gomes

A cantora Iza se assumiu demissexual no podcast 'Quem pode, pod'. A artista explicou que só consegue sentir atração sexual por alguém quando estabelece vínculos afetivos com a pessoa. "Transei com pouquíssimas pessoas. Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação", disse. 





 

A revelação viralizou na internet nesta quarta-feira (19/10) e ficou entre os assuntos em alta no Twitter. Os comentários elogiaram a coragem da cantora de revelar a demissexualidade, mas outros perfis invalidaram a sexualidade da artista. 


Demissexualidade é uma orientação sexual na qual a pessoa só consegue ter relações sexuais caso tenha um laço emocional, seja fraternal ou romântico. “Conhecer a demissexualidade me ajudou a entender que eu não ‘quebrada’. Eu só tenho outro processo até finalmente me envolver com alguém”, disse a influenciadora digital Bryanna Nasck em publicação no Twitter. Ela se identifica como trans não-binária e demissexual. 

 
A apresentadora Giovanna Ewbank também revelou ser demissexual no podcast em que trabalha, o 'Quem pode, pod'.
 



Comentários de ódio

Apesar do apoio, Iza recebeu ataques contra a sexualidade, o que é considerado 'acefobia', preconceitos contra pessoas assexuais e demissexuiais. 




 
Outros perfis debocharam do 'bem-vindos' que alguns integrantes da comunidade LGBTQIA para a cantora nas redes sociais.