(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CULTURA NEGRA

Aquilombar convida para um encontro com as raízes negras na Serra do Cipó

O encontro de cultura preta na Serra do Cipó terá oficinas de capoeira, dança e rodas de conversa sobre a cultura negra


03/11/2022 10:26 - atualizado 03/11/2022 12:59

Registro de aula do Angola de Ouro na Praça do México, no bairro Concórdia
Coletivo Cultural Angola de Ouro organiza o "Aquilombar - Encontro de cultura preta na Serra do Cipó" (foto: Divulgação)


Nascido da necessidade de reascender o pertencimento preto dentro de cada um, o evento “Aquilombar - Encontro de cultura preta na Serra do Cipó”, acontece de quinta (3/11) a domingo (6/11). O evento organizado pelo Coletivo Cultural Angola de Ouro contará com a presença dos mestres de capoeira, como Nego Bispo, Mestre Marrom, Mestre Claudio Nascimento, entre outros vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. 

“É um encontro de protagonismo, ou seja, todos os mestres e mestras que estão sendo convidados são pessoas pretas, é um ato de demarcação de território. A gente entende que essa cultura preta tem sido invadida de várias formas, inclusive pelo capitalismo, pelo colonialismo”, afirma treinel Imani, idealizador do evento.



O encontro contará com oficinas de capoeira Angola, samba rural, samba de senzala, candombe, coco de roda, dança afro,  forró e roda de conversa dentro do quilombo. Os ingressos  variam de R$100 a R$150 e incluem hospedagem e transporte para o local do evento. Também serão ofertadas cinco vagas sociais para pessoas pretas para cinco grupos de capoeira de Belo Horizonte.

“A importância desse encontro é ser uma ferramenta para a gente retornar à nossa África interna, com nossos ancestrais, com nossas raízes. É importante para que a gente se reconheça e para que a gente se torne forte mais uma vez, porque quando a gente se separa a gente se enfraquece, e tem sido assim desde o começo da colonização”, afirma Imani.

Para além de criar um espaço para pessoas pretas serem acolhidas e protagonizarem as atividades, o evento “Aquilombar” também é um encontro beneficente, para levantar recursos para a iniciação de Imani no candomblé. 

Mulheres em roupas de capoeira sentadas em frente ao logo do Coletivo Cultural Angola de Ouro
Mulheres são um ponto central do Coletivo Cultural Angola de Ouro (foto: Divulgação)


Imani é filho do Mestre João Angoleiro, que junto à Mestra Lena criou a “Associação cultural Eu Sou Angoleiro”. Imani é fundador do “Coletivo Cultural Angola de Rua”, que busca dar protagonismo para as mulheres na capoeira, uma área predominantemente ocupada por homens. “A gente sempre trata isso como pauta, a nossa ideologia, nossa forma de construir é pensando na coletividade, nas mães, incluir as mães dentro do processo”, afirma Imani.

Serviço

“Aquilombar - Encontro de cultura preta na Serra do Cipó”
Data: de 03 a 06 de novembro
Local: Serra do Cipó
Inscrições: Link
Mais informações: Instagram
Contato: (31) 99743-3149

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)