A escritora Leíner Hoki respira aliviada em relação ao futuro. O sentimento se deve à presença do livro de sua autoria na lista de dez finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, e também à mudança de ventos na política nacional com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisadora sobre lesbianidades, grupo a quem costuma se dirigir ataques preconceituosos, Leíner concedeu entrevista ao DiversEM.
“Não sei se é tanto por ser finalista quanto pela vitória do Lula (PT), mas o futuro parece ser melhor, porque mesmo com o prêmio, acho que sem esse grande passo que a gente está dando agora, enquanto Brasil, não teríamos muita perspectiva. A universidade foi muito sucateada [nos últimos anos]”, afirma Hoki.
O livro “Tríbades, safistas, sapatonas do mundo, uni-vos: investigações sobre a poética das lesbianidades” foi um dos dez títulos finalistas no eixo Não Ficção-Artes da 64ª edição do Prêmio Jabuti. A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) da escritora.
Retrato na casa da avó
Debates de gênero e sexualidade
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.