Neste domingo, dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, será realizado o painel “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?”. O evento tem o objetivo de valorizar, difundir, fortalecer e preservar a arte de matriz africana.
A programação prevê palestras com guardiões da cultura negra da capital mineira, como Tamara Franklin, Rafael Gregório, Júnia Soares da Silva, e os profissionais da Casa das Pretas.
Também haverá apresentação de capoeiristas do Grupo de Capoeira Cultura Mineira e de dois blocos de carnaval. Além disso será vendida uma feijoada, prato que remete à herança culinária dos africanos. O valor arrecadado será revertido para os projetos que a Kolping Padre Teodoro desenvolve.
“Essa discussão, com as pessoas que pontuam a temática do antirracismo, é para conscientizar que temos que ter um papel de protagonismo no processo, desmitificar o racismo estrutural que está subliminar e presente na vida das famílias”, explica Elson Santana, presidente Kolping Padre Teodoro.
Há um entendimento de que, mais que não ser racista, é necessário que a sociedade seja antirracista, ou seja, se posicione de forma ativa no combate ao racismo no Brasil e no mundo. Dessa forma, o antirracismo se torna uma luta de todos.
“O evento tem o objetivo de colocar em vanguarda essa reflexão. Esse tema tem que ser debatido sim, e que ano que vem a gente possa colocar isso no nosso calendário”, afirma Elson.
A Kolping
O evento é uma promoção da Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, entidade fundada em 6 de maio de 1849 em Colônia na Alemanha pelo Padre Adolfo Kolping. A entidade chegou no Brasil em 1923, em São Paulo, onde foi instabala a primeira Comunidade Kolping do Brasil. A Kolping Padre Teodoro da Vila Belém foi fundada em 7 de setembro de 1978.
A Kolping Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que oferece cursos de capacitação profissional, programas e projetos de ação de formação nas áreas de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, esportiva e meio ambiente, visando principalmente melhorar a família, o trabalho e a sociedade.
SERVIÇO
Evento: “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?”
Local: Rua Barbosa, 355, bairro São Salvador, Belo Horizonte
Data: 20 de novembro, a partir das 9h
Valor: gratuito
Programação
9h – Abertura oficial contará com um ato de resistência realizado por jovens do
“Projeto Preparando o Futuro”
10h – Palestra sobre “Educação antirracista – O que é? Como fazer?”, Cristina Tadielo,
Tatiana Pauline Fernandes e Zaira Jesus Pereira da Casa das Pretas.
11h – Palestra com Rafael Gregório e Júnia Soares da Silva – “Antirracismo e famílias
inter-raciais”
12h – Palestra Rimada com Tamara Franklin
14h30 – Roda de Capoeira com o Grupo de Capoeira com o Grupo de Cultura
15h30 – Apresentação do Bloco Transborda
16h30 – Apresentação do Bloco da Língua
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.