(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEXUALIDADE

Sapiossexual: entenda o termo utilizado por Bela Gil para se descrever

A culinarista e apresentadora também revelou durante participação em um programa no YouTube que seu casamento é aberto


17/11/2022 18:15 - atualizado 17/11/2022 20:47

Bela Gil é uma mulher de cabelos longos e cacheados. Ela olha para baixo enquanto leva a mão até o queixo e sorri. Ao fundo, há um mural colorido com amarelo, preto e tons de azul.
Bela Gil declara ser sapiossexual em programa do YouTube (foto: YouTube/Reprodução)
Bela Gil, uma das filhas de Gilberto Gil, declarou ser uma pessoa sapiossexual durante uma participação no programa “Mil e Uma TrETAS”, apresentado por Thaila Ayala e Julia Faria no YouTube. Também durante a conversa, a culinarista e apresentadora afirmou que seu casamento de 18 anos com o designer JP Demasi é aberto, ou seja, ambos podem se relacionar com outras pessoas fora do relacionamento.

Para Bela Gil, a maneira com a qual escolhe se relacionar com outras pessoas também está atrelada à forma como se enxerga. “Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiossexual, me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então, não acho que tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Para que eu vou botar silicone? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar mais”, disse ela.
 
A sapiossexualidade define a atração sexual por pessoas consideradas inteligentes. Derivada da palavra “sapiens”, do latim “sábio” ou “aquele que sabe”, ela indica aqueles que consideram um bom papo mais importante que a beleza física, e não é incomum entre adultos: de acordo com um levantamento feito por Gilles E. Gignac, professor da Universidade da Austrália Ocidental, e divulgado pelo El País, 8% da população adulta mundial é sapiossexual. 
O termo foi criado em 1998 pelo engenheiro Darren Stalder, que inventou a palavra para se descrever. “Prefiro uma mente incisiva, inquisitiva, perspicaz e irreverente. Quero alguém que considere uma discussão filosófica como preliminar”, afirmou ele na LiveJournal, rede social popular no início dos anos 2000. Para ele, o termo deveria se referir às pessoas que pouco se importam com os atributos físicos de seus pretendentes.
 
Outras personalidades famosas também já se declararam abertamente sapiossexuais, como Karol Conká e o produtor musical britânico Mark Ronson, responsável por músicas como "Shallow", interpretado por Lady Gaga e Bradley Cooper, e "Uptown Funk", gravada em parceria com Bruno Mars.

Para algumas pessoas, o termo pode sugerir que se trata de orientação sexual, mas como trata-se de uma preferência que pode ser adotada por heterossexuais, homossexuais e bissexuais, há quem prefira tratar o assunto como questão de identidade em vez de sexualidade.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)