Jornal Estado de Minas

AXÉ NA PASSARELA

Isaac Silva leva ancestralidade e beleza negra para a São Pulo Fashion Week



A estilista Isaac Silva ocupou a passarela do São Paulo Fashion Week no domingo (20/11) com a coleção “As Griôs”. Apresentado no Dia da Consciência Negra, o desfile teve inspirações do filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e homenagou a ancestralidade negra e as estilistas Marisa Moura e Mama. Entre o casting, formado apenas por pessoas negras e povos originários, se destacaram os apresentadores Manoel Soares e Rita Batista.



A palavra “griô” tem origem na tradição oral africana e se refere a mestres que transmitiam a cultura e saberes oralmente, contando histórias por meio de poemas e canções. “As estilistas Marisa Moura e Mama são as griôs que usam a moda para sua mensagem, elas são base da minha inspiração em fazer moda por isso a coleção em homenagem a duas mulheres, uma brasileira e outra africana”, explica Isaac.

Sem utilizar estampas em nas criações, Isaac levou elementos de palha, o uso de búzios e peças em laise, tecido muito usado por religiões de matriz africana, como destaques da coleção. A referência à Wakanda ficou por conta das maquiagens e dos acessórios dourados.

O desfile iniciou com a apresentação de dança do grupo BallRoom, que conta com bailarinos LGBTQIA+, foi encerrado ao som de marcha nupcial e a entrada de uma modelo com vestido de noiva com babados e renda. Para finalizar, a estilista entrou na passarela usando uma blusa em que se lia “Acredite no seu axé” dançando ao lado de Marisa Moura e Mama. 





Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.