Jornal Estado de Minas

LUTA ANTIRRACISTA

Pará aprova lei que proíbe homenagens a pessoas que cometeram atos racistas


O Pará aprovou uma nova lei que proíbe homenagens a pessoas que tenham cometido atos de racismo no estado . O Projeto de Lei  82/2022, aprovado na sexta-feira (16/12), já foi sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado. Autor do do, o deputado Carlos Bordalo (PT) comemorou nas redes sociais: “Mais uma conquista do nosso mandato na luta antirracista!”.






Além de proibir homenagens a pessoas que tenham cometido atos de racismo, a agora Lei n° 9.761 estende a proibição a pessoas que tenham sido condenadas com sentenças transitadas em julgado pela prática de crimes contra os direitos humanos e exploração do trabalho escravo, racismo e injúria racial.


Estão incluídas na proibição: a denominação de logradouros públicos, de prédios estaduais, rodovias estaduais, locais públicos estaduais, a edificação e instalação de bustos, estátuas, monumentos ou quaisquer outros símbolos relacionados ao racismo, em qualquer estabelecimento ou órgão público.


Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.