A escritora Djamila Ribeiro receberá o prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos por reconhecimento por seu trabalho no campo da desigualdade de gênero no Brasil, com foco nas mulheres negras.
Leia Mais
Paulo Vieira é alvo de ataques racistas após fazer piadas com bolsonaristasPrograma com apoio da ONU quer garantir 3 mil lideranças negras até 2030Pará aprova lei que proíbe homenagens a pessoas que cometeram atos racistasBarbados cobram indenização a ator da Marvel por antepassado escravagistaSilvio Almeida assume Ministério dos Direitos HumanosTop 3 em lista de melhores cantores de todos os tempos é formado por negrosDjamila é uma das vozes mais potentes sobre feminismo negro e antirracismo no Brasil. É autora das obras “Lugar de Fala” (2017) e “Pequeno Manual Antirracista” (2019), além de atuar como colunista da “Folha de São Paulo” e na revista alemã “Der Spiegel”.
A ativista é coordenadora do coletivo “Feminismos Plurais”, um espaço tem como foco mulheres negras e pessoas em situação de vulnerabilidade, que oferece acolhimento em atendimento psicológico, jurídico e profissional. A organização também fomenta debates sobre feminismo e antirracismo assim como a publicação de autores negros.
Além da brasileira, outros 14 ativistas dos Direitos Humanos de países como Irã, Síria, Bielorrússia, Sudão e Costa do Marfim serão reconhecidos pelo prêmio. A cerimônia de entrega ocorrerá neste domingo (01/01), na Embaixada da Alemanha em Brasília.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.